NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 6/12/2021 - 17:32

Portal de Notícias PJF | Mais de 10 mil pessoas visitam o Parque Municipal em menos de dois meses de funcionamento  | SEL - 6/12/2021
O Parque Municipal de Juiz de Fora vai completar, no domingo, 12, dois meses de funcionamento. Inicialmente cedido à Prefeitura no dia 31 de maio, em comemoração aos 171 anos da cidade, o espaço já recebeu mais de 10 mil visitantes, um número significativo de pessoas que puderam desfrutar de uma área de 5.779,24 m², com estrutura para prática de esporte e lazer, além de atividades culturais e eventos diversos.

Desde o dia 12 de outubro, o Parque Municipal passou a ser destino constante de visitas por parte dos moradores da cidade em seus momentos de lazer, um cenário de descontração, encontros de família, prática de exercício físico e momentos de relaxamento.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, "esse valor demonstra o sucesso que foi a conquista desse espaço para a cidade. Além disso, demonstra também a visão da nossa prefeita que, desde o início, idealizou esse projeto e trabalhou de maneira coletiva. Ganha Juiz de Fora, ganha o cidadão, ganha quem vem visitar a cidade”.

O secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra, ressalta que o Parque tem cumprido a proposta para o qual ele foi projetado, que é oferecer entretenimento de qualidade à população. “A população já abraçou o Parque Municipal e escolheu o espaço como um dos principais atrativos turísticos da cidade. Dez mil visitantes em menos de dois meses é motivo pra gente celebrar bastante.”

O secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, destaca o potencial do espaço para o lazer e o entretenimento e o empenho da Prefeitura em garantir o acesso de todas e todos. "O Parque tem um enorme potencial e é, sem dúvida, o mais bonito da cidade. Seja na área do lazer, do entretenimento, da ecologia, natureza, do esporte e do turismo. O Parque Municipal é um universo de possibilidades e, durante todo o governo da prefeita Margarida, nós usaremos, obviamente, dentro da legalidade e dos recursos financeiros. Vamos usar toda a nossa força, todo o nosso empenho, toda a nossa equipe para que o espaço seja cada vez mais utilizado e acessível."

Comprovação de vacinação

No caso de pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, o acesso só será liberado mediante apresentação de carteira de vacinação ou do aplicativo Conecte SUS, que comprove a aplicação da primeira, segunda ou terceira dose contra o coronavírus, seguindo o calendário de cada faixa etária no município.

As normas sanitárias incluem ainda aferição de temperatura na entrada do parque, uso de máscara durante todo o período de permanência nos locais, distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas e uso de álcool em gel.

Animais no Parque

Para quem é amante dos animais, temos alguns cuidados. O Parque é um local de natureza, e temos a sorte de termos visitantes silvestres, como Saguis, e é muito importante que esses animaizinhos não sejam alimentados, pois essa prática é errada e até perigosa para a saúde deles.

Para quem quer levar o seu cachorro para passear no Parque, também temos algumas regras. Cães das raças Pitbull e suas variações - como Staffordishire, Bull Terrier, American Bully -, além do Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano, devem usar a focinheira, pois são considerados como raças de potencial agressivo, segundo a legislação brasileira. Os demais podem passear pelo Parque sem restrições, mas é indispensável o recolhimento dos dejetos do pet, independente da raça.

Gestão do Parque Municipal

O Parque tem gestão do Comitê Gestor vinculado à PJF, de caráter permanente e com capacidade deliberativa. A direção se dá de maneira tripartite, entre membros da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Secretaria de Turismo (Setur), da Secretaria de Comunicação Pública (Secom). Além disso, o projeto terá acompanhamento da Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA), da Secretaria da Fazenda (SF) e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, sendo que a entrada no local termina às 16h.

Foto: Tatiana Hauck Herdy

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA