NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 3/12/2021 - 17:14

PJF e MRS inauguram novo ecoponto de Juiz de Fora no bairro Barbosa Lage

Portal de Notícias PJF | PJF e MRS inauguram novo ecoponto de Juiz de Fora no bairro Barbosa Lage | PREFEITA - 3/12/2021
Foi inaugurado nesta sexta-feira, 3, o novo “Ecoponto – Ponto de Coleta”, localizado na Rua Antônio Weitzel, s/n, no Bairro Barbosa Lage. O equipamento público foi construído por meio do Termo de Colaboração celebrado entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a MRS Logística S.A. Ele irá funcionar a partir da próxima semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.

A prefeita Margarida Salomão destacou que antes da elaboração do projeto do ecoponto foi feita uma reunião com a comunidade para apresentar a proposta e ouvir a opinião dela. “Foi muito importante ter a aprovação dos moradores”. Para a prefeita, a parceria feita com a MRS, com a comunidade e com os catadores trará grandes benefícios para Juiz de Fora. “A comunidade entendeu que era preciso fazer esse espaço organizado para descarte. Estamos conseguindo fazer muita coisa, até mesmo inovadora, como essa parceria com os recicladores de resíduos sólidos de Juiz de Fora. Eles são agentes da recuperação ambiental e ao fazer parceria com eles, nós estamos tratando a sustentabilidade não só do meio ambiente, mas também da sociedade, porque vamos gerar trabalho e renda para pessoas que talvez, em outras condições, passariam por mais dificuldade.

Assista ao vídeo

A diretora-geral do Demlurb, Gisele Pereira Teixeira, afirma que “o novo ecoponto integra a proposta do programa Boniteza, que vem garantindo melhorias para toda cidade. Com a construção desse equipamento público em um local onde havia grande reincidência de descarte irregular de resíduos, a área foi requalificada, tornando-se um ambiente bonito e agradável para a destinação correta de resíduos. Esse é um exemplo do que está previsto no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A proposta do plano é que tenhamos mais locais como esse em outras comunidades, na cidade como um todo, para que possamos, de fato, gerenciar e reciclar o nosso resíduo da melhor maneira possível. A cidade ganha com esse espaço”.

Para Daniela Junqueira, gerente Geral de Regulação e Relacionamento Institucional de Minas Gerais da MRS Logística, “essa iniciativa mostra como a parceria entre a iniciativa privada e o setor público pode trazer ganhos para a sociedade”. Ela lembra que o diálogo com o Demlurb foi iniciado como forma de buscar soluções para os problemas apresentados na faixa de domínio da linha férrea com constantes casos de descarte irregular de lixo. Faz parte de um projeto da MRS promover o estreitamento da empresa com a comunidade. Precisamos dessa conscientização e trazer a educação ambiental, deixar o nosso entorno bonito e a nossa faixa de domínio também faz parte do município”. Daniela destacou a proatividade e eficiência dos profissionais da MRS e do Demlurb envolvidos no processo de construção do ecoponto, que foram fundamentais para a entrega dele à população em tempo ágil.

O presidente da associação Lixo Certo (Alicer), José Rubens Rodrigues da Rocha, agradeceu pela iniciativa em nome de todos os catadores e disse que espera que a população colabore com a limpeza da cidade. “Precisamos acabar com a poluição visual com esses entulhos jogados e tratar esse espaço com carinho e respeito, porque a natureza está pedindo isso”.

A cerimônia de inauguração também contou com a presença das secretárias de Governo, Cidinha Louzada, e de Planejamento Urbano (Sepur), Fabíola Ramos; de servidores do Demlurb; da coordenadora de Relacionamento Institucional da MRS Logística, Carla Costa, e demais representantes da empresa; dos vereadores João Wagner Antoniol, Tiago “Bonecão” e “Pardal”; representantes da Alicer; e da comunidade.

A estrutura, que recebeu a intervenção artística do grafiteiro Lucio Rodrigues, com mensagens de incentivo à redução, reutilização e reciclagem de resíduos, foi projetada para receber resíduos da construção civil, verdes (poda), volumosos (móveis e madeira) e recicláveis, além de alguns resíduos da logística reversa, com intuito de reduzir os locais de descarte irregular desses tipos de materiais. O local conta com baias exclusivas para recebimento de plástico, vidro, metal, papel, papelão, além de um brechó da construção, onde qualquer pessoa poderá descartar resíduos da construção civil que, a princípio, serão reaproveitados pela associação de catadores da região. Qualquer pessoa poderá entregar esses resíduos no ecoponto gratuitamente, respeitando o limite de 1m³ (um metro cúbico) por dia e ensacados, o que equivale a mil litros. O novo ecoponto irá beneficiar toda a população de Juiz de Fora, principalmente os moradores das regiões Centro-Oeste e Norte de Juiz de Fora que, até então, precisavam se deslocar até um dos dois ecopontos já existentes na cidade, nos bairros Aeroporto e Bom Jardim, para fazerem o descarte regular de resíduos.

As obras do ecoponto do Barbosa Lage tiveram início em agosto deste ano. O Termo de Colaboração atribuía à MRS Logística a implantação de “toda a estrutura necessária para funcionamento do local, como construção de baias, guarita e instalações sanitárias nas áreas mapeadas para este fim”, além de “permitir o uso pelo Demlurb das áreas que se encontram na faixa de domínio sob sua responsabilidade”. O documento também destaca o Demlurb como sendo responsável por toda gestão do ecoponto, garantindo a mão de obra e a interface necessária com a Alicer que fará a coleta seletiva no local.

Outras informações:(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

Foto:Carlos Mendonça

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL