NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 3/12/2021 - 16:56

Seminário da SAS debate boas práticas dos 11 Cras

Portal de Notícias PJF | Seminário da SAS debate boas práticas dos 11 Cras | SAS - 3/12/2021
Na segunda-feira, 13, o Sesc Juiz de Fora abre as suas portas para a Secretaria de Assistência Social (SAS) promover o 2º Seminário “Boas Práticas”. Durante todo o dia, as equipes dos 11 Centros de Referências de Assistência Social (Cras) compartilham suas experiências no encontro, que visa a reconhecer a competência das ações desenvolvidas pelas unidades para o aprimoramento do atendimento dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A gerente do Departamento de Proteção Básica da Subsecretaria de Proteção e Promoção Social da SAS, Renata Santos Barretos Dias, ressalta que, no seminário, os profissionais vão apresentar indicativos de ferramentas efetivas e caminhos a seguir para a qualificação do trabalho, com vista ao atendimento dos usuários do serviço. Dentre os objetivos, está a promoção de visibilidade das boas experiências para, principalmente, a replicação dessas atividades. “O viés do seminário é, inclusive, enfatizar a importância da construção coletiva das ações desenvolvidas, instrumentos e processos de trabalho no âmbito do Cras.”

A primeira edição do Seminário “Boas Práticas” aconteceu em 2018 e, após esse hiato, a expectativa é que os equipamentos da SAS retornem com apresentações significativas de suas experiências. As equipes vão apresentar as práticas cotidianas com ênfase na qualificação e nas inovações implementadas na execução de tarefas profissionais.

Segundo a supervisora de Acompanhamento do Cras, Érica Cristina Costa Fernandes, são práticas do processo de trabalho dos equipamentos socioassistencias que ganharam uma nova roupagem mais criativa. “Essa abordagem diferenciada é uma necessidade de chegar até o público-alvo e às adaptações ao contexto pandêmico".

As experiências preparadas para o seminário buscam, também, relatar ações do Cras que tenham contribuído para a efetivação e consolidação do fortalecimento de vínculos das famílias. Em outubro, os atendimentos às famílias nos 11 equipamentos subiram 10% em relação ao mês anterior. Foram 623 a mais que as 6.185 famílias beneficiadas em setembro, totalizando 6.808. Isso, segundo a supervisora, significa um aumento dos núcleos familiares em situação de vulnerabilidade e, consequentemente, o aumento da demanda pelos serviços do equipamento.

Foto: Assessoria/ PJF

18/4/2024 - SAS
Praça Teotônio Vilela recebe mais uma edição do “Rede na Praça”
18/4/2024 - SAS