NOTÍCIAS: SEPUR
JUIZ DE FORA - 26/11/2021 - 16:31

Sepur e SS realizam estudo territorial da pandemia em Juiz de Fora

Portal de Notícias PJF | Sepur e SS realizam estudo territorial da pandemia em Juiz de Fora | SEPUR - 26/11/2021
A Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) e a Secretaria de Saúde (SS) estão realizando um estudo territorial sobre a pandemia da Covid-19 em Juiz de Fora. A parceria teve início em março, quando começou o mapeamento georreferenciado dos casos diagnosticados, confirmados e suspeitos. Atualmente, está sendo feita a correção dos dados catalogados. Na sequência, o levantamento irá gerar um diagnóstico que identificará fragilidades e potencialidades de cada local, possibilitando a elaboração de estratégias específicas de enfrentamento.

Durante o estudo, foram cruzados dados referentes à população e serviços públicos, bem como informações relativas à: mobilidade, concentração da população mais vulnerável socioeconomicamente, áreas com maior ou menor acesso ao saneamento básico e equipamentos de saúde, relações de gênero, raça, entre outros fatores. Este processo permite identificar tendências não percebidas quando tratadas isoladamente.

A secretária da Sepur, Fabíola Ramos, ressaltou que o estudo deve fornecer subsídios para futuras ações no pós-pandemia. “Ao elaborar uma política baseada em dados, teremos referências concretas para a tomada de decisões e o planejamento das ações. Além disso, o diagnóstico nos ajudará a compreender o avanço da doença e as carências a serem supridas com iniciativas estrategicamente direcionadas”.

“Esta proposta da Sepur, que estamos como parceiros, é de suma importância para compreendermos melhor a forma com que a pandemia se desenvolve pela cidade e atuarmos de forma cada vez mais inteligente no seu controle e combate. Ela também permitirá que sejam realizadas ações regionalizadas, que leve em consideração as particularidades das diferentes regiões da cidade, o que é uma marca da atual gestão de forma geral”, afirmou o subsecretário de Planejamento, Gestão Integrada e Participativa da SS, Leonardo Francisco de Azevedo.

Na sequência, Sepur e SS irão expandir a equipe da parceria, que também contará com contribuições do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e dos professores Marcel Vieira e Mônica Prado, que participam do projeto da UFJF, “JF Salvando Todos”.

Outras informações:

(32) 3690-7366 ou secretariaexecutiva.sepur@pjf.mg.gov.br - Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur)

17/1/2022 - EMPAV
Programa Boniteza realiza operação tapa-buracos em sete bairros da cidade
17/1/2022 - SS
Confira a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 18
17/1/2022 - SESMAUR
Com acompanhamento e autorização prévia, movimentação de terra de até 500 m³ será permitida
17/1/2022 - SEPPOP
Projeto “Territórios da Cidadania” oferece vagas de emprego para moradores de JF
17/1/2022 - DEMLURB
Equipe do Demlurb se depara com bota-fora irregular durante varrição no Vitorino Braga