NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 26/11/2021 - 16:21

SAS capacita equipes parceiras dos serviços de fortalecimento de vínculos

Portal de Notícias PJF | SAS capacita equipes parceiras dos serviços de fortalecimento de vínculos | SAS - 26/11/2021
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social (SAS) realiza até esta terça-feira, 30, a capacitação para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras. A iniciativa visa a preparar os profissionais para o cenário de agravamento da situação de vulnerabilidade social dos usuários atendidos.

A capacitação nas 13 unidades executoras dos SCFVs está sob a responsabilidade do supervisor Leandro Barros Ribeiro, que atua junto aos técnicos, coordenadores e, principalmente, educadores sociais. Segundo Ribeiro, a atualização das demandas dos usuários dos equipamentos vai de encontro às necessidades de acompanhar os usuários e famílias, em relação ao aumento da vulnerabilidade, violência e do trabalho infantil.

Durante a pandemia, as organizações funcionaram de maneira virtual e, agora, com a volta das atividades presenciais, as equipes estão sendo contratadas novamente. Mais de 80% dos profissionais são novatos. “É um percentual muito alto. Então, é importante debatermos sobre essa situação, dar direcionamento para o que é importante e do que precisa ser feito”. O supervisor destaca, ainda, que a capacitação tem um saldo positivo e teve uma ótima adesão dos profissionais, que se mostraram dispostos a fazer um bom trabalho em todos os territórios dos serviços de convivência.

O treinamento da SAS busca tornar as equipes aptas para atuarem junto aos serviços de convivência. Por isso, foram apresentadas aos participantes as principais diretrizes, esclarecendo as dúvidas da execução do trabalho e, também, organizando a reestruturação das atividades após um longo período de suspensão das atividades presenciais.

As OSCs parceiras participantes da capacitação são: Brincando de Vhiver (Gedae), Centro de Convivência do Idoso (Amac), Curumim Barreira do Triunfo (Amac), Curumim de Igrejinha (Amac), Curumim Olavo Costa (Amac), Curumim Santa Maria (Amac), Curumim São Benedito (Amac), Curumim São Pedro (Amac), Curumim Vila Esperança (Amacd), Dom de Ser (Instituto Profissional Dom Orione), Fortalecendo Laços (Instituto Jesus), Germinar (Associação Espírita Grupo Semente) e Semeando o Futuro (Associação Espírita Grupo Semente).

17/1/2022 - EMPAV
Programa Boniteza realiza operação tapa-buracos em sete bairros da cidade
17/1/2022 - SS
Confira a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 18