NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 24/11/2021 - 14:09

Funalfa inaugura Galeria Ruth de Souza no Teatro Paschoal

Portal de Notícias PJF | Funalfa inaugura Galeria Ruth de Souza no Teatro Paschoal | FUNALFA - 24/11/2021
Será inaugurada nesta quinta-feira, 25, às 19h, a Galeria Ruth de Souza, instalada no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar 888 – Centro). O nome do novo espaço de cultura é uma homenagem a uma das mais destacadas atrizes do Brasil, cuja grandeza foi capaz de romper o anonimato historicamente imposto a artistas negras e negros.
A mostra “Essência”, do coletivo Difference, formado por Janaína Oliveira, Francislaine Aparecida da Silva e Francisco Carlos da Silva Junior, foi escolhida para a abertura da galeria. Reunindo dez imagens coloridas, da fotógrafa Marcela Calixto, a exposição se estabelece na interface da moda com as artes visuais, convidando o público a exercitar novos olhares. Na exposição, modelos LGBTQIA+, pretas e pretos, ressaltam a própria beleza e subvertem o conceito padrão do belo.
“Por vários anos, de forma colonial, só se representou a beleza normativa e eurocêntrica, então, trabalhar a moda em corpos desviantes é essencial. O Difference tenta redirecionar esse fluxo, acreditando na beleza como algo de que nos apropriamos. Dessa forma, a exposição busca entender a trajetória dos modelos, captar a beleza dessa trajetória e ainda viabilizar seu encontro com outras possibilidades do belo”, declara Janaína Oliveira.
A mostra “Essência” foi aprovada no Edital “Cultura da/na Quebrada”, um dos cinco editais de patrocínio cultural lançados, em 2021, pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), como parte do Programa Cultural Murilo Mendes. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de dezembro.
A Galeria Ruth de Souza vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O espaço também permanecerá aberto para visitação aos finais de semana nas datas e nos horários em que houver programação no Teatro Paschoal Carlos Magno. A entrada é gratuita, mediante apresentação de cartão de vacina ou do aplicativo Conecte SUS, comprovando a imunização em dia contra a Covid-19. Todos os protocolos sanitários devem ser respeitados, como uso de máscara e de álcool em gel.

Talento e ativismo

Natural do Rio de Janeiro, Ruth de Souza passou parte da infância em Minas Gerais, retornando à capital fluminense, após a morte do pai. Filha de lavadeira, passou por inúmeras dificuldades e preconceitos, mas conseguiu consagrar-se como umas das grandes damas da dramaturgia brasileira. Ela faleceu em 28 de julho de 2019 e teria completado cem anos no último dia 12 de maio.
Além da sólida e extensa carreira no teatro, no cinema e na televisão, Ruth de Souza se tornou referência na luta pelo reconhecimento e pela valorização das artistas negras e dos artistas negros. Sua trajetória profissional e sua militância foram decisivas para incentivar e abrir espaço para novas gerações. Um legado reconhecido e reverenciado.

22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV
Asfalto novo: pavimentação chega a mais três ruas da Várzea de Benfica