NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 23/11/2021 - 17:10

Vacinação antirrábica acontece em 38 locais neste sábado, 27

Portal de Notícias PJF | Vacinação antirrábica acontece em 38 locais neste sábado, 27 | SS - 23/11/2021
A segunda etapa da vacinação antirrábica de cães e gatos que têm três meses de idade ou mais, realizada pelo setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), acontece no próximo sábado, dia 27. Os animais que receberam a primeira dose de vacina da vida em 23 de outubro devem receber a vacina de reforço no sábado, em um dos 38 pontos espalhados pela cidade, das 8h às 17h. Essa também será mais uma chance para as pessoas que não puderam levar seus animais de estimação no mês passado garantirem a proteção do seu bichinho. A segunda dose é destinada exclusivamente aos cães e gatos que tomaram a primeira dose de vacina contra a raiva da vida no mês passado, enquanto os demais animais que foram vacinados em outros anos necessitam apenas de uma dose anual para serem imunizados.

O médico veterinário e coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, José Geraldo de Castro Júnior, ressalta a importância da ação para a proteção e pede para que as pessoas não deixem de vacinar seus cães e gatos contra a raiva. “Aquelas pessoas que não puderam levar seus animais de estimação até os postos de vacinação, que foram montados no dia 23 do mês passado, não devem deixar de levá-los para serem imunizados no próximo sábado. É Importante lembrar que a vacinação antirrábica animal é a principal maneira de prevenir o aparecimento dessa doença nos nossos animais de estimação e nos seres humanos, já que os cães e gatos são os principais transmissores da doença ao homem. Com esses animais estando
imunizados, consequentemente, a zoonose não chegará ao ser humano”, afirma José Geraldo.

A vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação de cães e gatos, em função destes animais serem principais transmissores da raiva para o ser humano, sendo recomendado aos proprietários de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos, que adquiram a vacina e realizem a vacinação de todos os seus animais, uma vez que a doença corresponde a uma patologia que é transmitida por mamíferos. Entretanto, cabe destacar que Juiz de Fora não registra casos de raiva em cães e gatos desde 1998, devido às abrangentes campanhas de vacinação que o município realiza há vários anos consecutivos.

Locais da vacinação:

A vacinação nesta etapa será realizada de forma regionalizada e acontece no Parque Halfeld, na Casa da Mulher (Antiga sede da Defesa Civil), nas praças dos bairros Benfica, Bom Pastor, Manoel Honório e Jardim Glória.Também vão aplicar a vacina antirrábica as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Bandeirantes, Barreira Do Triunfo, Borboleta, Democrata, Dom Bosco, Filgueiras, Grama, Industrial, Ipiranga, Jardim Esperança, Jóquei Clube I, Jóquei Clube II, Linhares, Milho Branco, Monte Castelo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes, Nova Era, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Efigênia, Santa Luzia, Santa Rita, Santo Antônio, Santos Dumont, São Pedro, São Sebastião, Teixeiras e Vila Esperança.

HPS é referência contra a doença transmitidas por animais

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados por esta e outras doenças. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. Esse é um procedimento que representa outra importante ação na prevenção da doença, além da vacinação dos animais.

25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos