NOTÍCIAS:SMU
JUIZ DE FORA - 27/10/2021 - 17:27

Portal de Notícias PJF | PJF inicia construção de mais de 270 rampas em calçadas em diversas regiões da cidade | SMU - 27/10/2021
Ciente da necessidade e do direito constitucional de ir e vir de toda a população, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou, nesta semana, o projeto "Boniteza Acessibilidade". Na primeira etapa do programa, que deve ser concluída em cerca de seis meses, serão construídas cerca de 270 rampas de acessibilidade nas calçadas do Centro e de diversas regiões da cidade. O primeiro local a ser contemplado é o bairro Grama, onde estão sendo instaladas rampas na praça e em um trecho da Avenida Juiz de Fora.

O projeto elaborado pela Secretarias de Mobilidade Urbana (SMU) segue rigorosamente a Norma Brasileira 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que foi atualizada em 3 de agosto do ano de 2020. A iniciativa é do Programa Boniteza e está na programação dos serviços do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário, coordenado pela Secretaria de Governo (SG). Os próximos bairros a receberem as rampas serão os seguintes: Barbosa Lage (Rua Antônio da Silva); Santa Cruz (Rua Antônio Guimarães Mourão); Eldorado (Rua Pelino de Oliveira); Santa Terezinha (Avenida Rui Barbosa e ruas Santa e Santa Terezinha); Fábrica (Ruas Coronel Vidal e Teresa Cristina); Mariano Procópio (Praça Agassis); Jardim Glória (Rua Dr João Pinheiro); e Poço Rico (Rua Osório de Almeida). A programação pode ser alterada ou adiada em caso de chuva.

Na terça-feira, 26, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência participou de reunião na Secretaria de Governo para dialogar sobre as iniciativas voltadas para acessibilidade. A secretária de Governo, Cidinha Louzada, ressalta que a participação nas discussões é fundamental. “Dentro do Programa Boniteza, discutimos mais do que os serviços de zeladoria. Entendemos que é nosso papel trabalhar para tornar a cidade mais acolhedora para todos e isso passa por desenvolver a política de acessibilidade no município. Nesse sentido, o nosso diálogo com o Conselho é essencial para nortear as nossas ações”, afirma.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Valéria de Andrade, destaca a importância da iniciativa. “É a primeira vez que está sendo desenvolvido um projeto ordenado, de acordo com a legislação. Aguardamos há muitos anos por isso e, nesta gestão, estamos implantando uma política de acessibilidade que vem acompanhada da participação da pessoa com deficiência, mas também da participação técnica e legal. Isso é fundamental, é um divisor de águas”, pontua.

8/12/2021 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar apresenta audição de violino
8/12/2021 - DEMLURB
Demlurb intensifica coleta conteinerizada na região Central da cidade