NOTÍCIAS:SEDIC
JUIZ DE FORA - 27/10/2021 - 16:44

Sedic se reúne com entidades para apresentação do Desenrola Juiz de Fora

Portal de Notícias PJF | Sedic se reúne com entidades para apresentação do Desenrola Juiz de Fora | SEDIC - 27/10/2021
A Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), convidou empresários e representantes sindicais para apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no projeto “Desenrola Juiz de Fora”. Além de solicitar sugestões para simplificar o ambiente de negócios na cidade. O encontro, realizado no anfiteatro João Carriço, no Paço Municipal, contou com a participação de assessores da Sedic e do coordenador da Sala do Empreendedor, Diego Farnezi.

O projeto “Desenrola Juiz de Fora” foi criado com o intuito de simplificar o ambiente de negócios do município, dinamizando e potencializando as atividades comerciais, através da desburocratização nos processos de liberação de licenças, e na recepção e avaliação de documentação de empresas e negócios. O programa foi dividido em três etapas. A primeira foi totalmente concluída. Agora, na segunda parte, está sendo iniciado o processo de licenciamento sanitário simplificado. A terceira fase tem por objetivo trabalhar a parte tributária do município e a reordenação do zoneamento urbano.

De acordo com o assessor jurídico da Sedic, Yuri Fófano, a reunião teve como foco criar uma interlocução mais próxima com as entidades representativas de Juiz de Fora que estão diretamente ligadas com os empresários e micro e pequenos empreendedores. “A gente pensou nesse encontro, porque nós construímos um planejamento que será entregue dia 16 de novembro para a Prefeita Margarida Salomão, relacionada a um conjunto de medidas para desburocratizar o serviço público de Juiz de Fora.

O coordenador da Sala do Empreendedor, Diego Farnezi, destaca que a sala é um instrumento para captação das demandas do setor privado. Nosso trabalho é proporcionar para o poder público propostas e ações que realmente contribuam para desburocratizar a cidade, entender realmente onde estão os entraves e poder resolvê-los, fazendo com que Juiz de Fora tenha um ambiente de negócio melhor, atuando diretamente na geração de emprego e renda no município.

Ainda segundo Farnezi, “hoje a desburocratização tem avançado, a gente tem trabalhado em prol da redução do número de exigências. Outra evolução também muito importante da descentralização é identificar os pontos que a gente precisa atuar a partir de agora, com o projeto desenrola, que é muito recente, mas que já gerou grandes benefícios.”

Para o vice-presidente do Núcleo de Contadores e Consultores (Sinecon), Guilherme de Almeida Barra, “Juiz de Fora pode ganhar muita coisa com essa Sala do Empreendedor e com o trabalho de desburocratização que vem sendo realizado, esse ato vai ser muito importante para os empreendedores. Essa reunião foi excelente, é a primeira vez que o Poder Público cria esse diálogo mais próximo com as entidades representativas locais. Aproveitamos para encaminhar as propostas que a Sinecon construiu para ser discutido no Comitê Gestor Integrado de Desburocratização, Simplificação, Registro, Abertura, Legalização e Funcionamento de Empresas”.

Foto: Assessoria/PJF

8/12/2021 - CGM
Servidores participam de curso de capacitação em Ouvidoria
8/12/2021 - SEAPA