| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 27/10/2021 - 09:28



Laboratório Central é referência em diagnósticos e realiza mais de 110 mil exames por mês



Portal de Notícias PJF | Laboratório Central é referência em diagnósticos e realiza mais de 110 mil exames por mês | SS - 27/10/2021
Como forma de auxiliar no diagnóstico e dar rapidez aos resultados de exames da Rede Pública, a Secretaria de Saúde (SS) conta com uma ferramenta importante: o Laboratório Central da Prefeitura de Juiz de Fora (Lacen). O local, que fica no segundo andar da UBS de Vila Ideal, é referência no município para exames em hematologia, bioquímica, hormônios, urina, fezes e imunologia. Atualmente, são atendidos, em média, cerca de 550 pacientes por dia e realizados mais de 110 mil exames por mês.

Ações integradas entre promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, são as chaves para prover uma melhora na qualidade da saúde pública. Atuando com base nessas premissas, o Lacen atende a demanda de diversos estabelecimentos locais, através de exames solicitados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS); Departamento Internação Domiciliar (DID); Consultório de Rua; Banco de Leite; Serviço de Atendimento Especializado (SAE); Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); e também das amostras que são coletados na Loja 1 do PAM Marechal.

“Sabemos que a integração das ações de promoção à saúde são essenciais para a melhoria da qualidade da saúde, por isso trabalhamos cada dia para que possamos atender um número maior de pacientes, mas também garantir a qualidade dos exames que aqui são realizados”, conta a farmacêutica bioquímica e supervisora de análises clínicas do Lacen, Patricia Enham Lima.

Para atender com qualidade a demanda da Rede Pública, o Laboratório Central conta com uma estrutura automatizada e equipamentos de excelência. A supervisora da Unidade explica que, “em alguns setores como de urinálise, hematologia, bioquímica, hormônios e hemoglobina glicada, as análises são realizadas em aparelhos de ponta, onde seus resultados saem direto para o sistema de gestão do laboratório, garantindo uma maior rapidez e diminuição de erros quanto à digitação, por exemplo”. Além disso, como forma de acelerar o processo, a automatização permite que os resultados dos exames fiquem disponíveis on-line para a maioria das UBS.

“Os modelos dos equipamentos que usamos estão presentes em grandes laboratórios, de grandes centros, e alguns deles são únicos na cidade de Juiz de Fora”, conta Patrícia. Entre eles está um aparelho que utiliza a metodologia de química seca, ou seja, não utiliza água para realização dos exames. Segundo a supervisora, “isso permite uma menor interferência nos resultados e, principalmente, na quantidade de resíduos líquidos gerados, que são mínimos e não causam impacto ao meio ambiente”.

A importância do diagnóstico

A pandemia fez com que o número geral de diagnósticos caísse em todo Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o ano de 2020 apresentou uma queda de 20% em relação a 2019, na quantidade de exames realizados no país. No âmbito municipal, também houve uma retração. Para Patrícia Lima, "estamos retornando de um período tenso no que tange à saúde e, só agora, os pacientes estão retornando para realização de exames de controle, tratamento e diagnóstico. Apesar de atendermos muita gente, nós temos capacidade de atender um número ainda maior por dia”.

Para além da importância da detecção da doença em estágios iniciais, que permite um prognóstico melhor, os diagnósticos realizados pelo Lacen se transformam em levantamentos estatísticos, “que permitem avaliar como anda a saúde de nossos usuários por regiões e trabalhar ações de prevenção nos locais que forem mais necessários”.

O Laboratório Central da Prefeitura de Juiz de Fora possui um controle de qualidade interno e externo (com avaliação Excelente) que garante a confiança nos resultados.




 IMPRIMIR 
27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
27/3/2024 - SMU
Interdições no trânsito – Procissões prosseguem até Domingo de Páscoa
27/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
27/3/2024 - SESUC
PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município
27/3/2024 - SG
Coleta Seletiva na Praça não será realizada nesta quinta, excepcionalmente
27/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades
27/3/2024 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no São Bernardo
27/3/2024 - SE
SE promove o “I Encontro dos Coordenadores da Rede Particular”
27/3/2024 - FUNALFA
Prefeitura oferece visitas guiadas à Biblioteca Municipal Murilo Mendes
27/3/2024 - SESUC
Mulheres na Segurança Pública é tema de conversa com acadêmicos
27/3/2024 - SEL
JF Vôlei busca vitória fora de casa para empatar a série nos playoffs da Superliga B
27/3/2024 - PREFEITURA
Veja como fica o funcionamento da PJF durante o feriado da Semana Santa
27/3/2024 - SESUC
Mulheres do projeto JF Esporte e Cidadania núcleo Guarda Municipal participam de palestra sobre empreendedorismo
26/3/2024 - SEDH
Marcha da Democracia chega a Juiz de Fora na segunda-feira, 1º de abril
26/3/2024 - PREFEITA
Café com líderes comunitárias celebra o mês das mulheres
26/3/2024 - DEMLURB
Atividade de ginástica laboral é ampliada para todos os setores do Demlurb
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2