NOTÍCIAS:SAS
JUIZ DE FORA - 26/10/2021 - 17:07

População em situação de rua visita Jardim Botânico da UFJF

Portal de Notícias PJF | População em situação de rua visita Jardim Botânico da UFJF | SAS - 26/10/2021
O Jardim Botânico da UFJF, na Mata do Krambeck, um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica, em área urbana do Brasil, recebeu a visita de um grupo de usuários do Centro Pop e da Casa de Passagem para Homens nesta terça-feira, 26. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Assistência Social com o Serviço de Acolhimento da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

Segundo a gerente do Departamento de Proteção Especial da Subsecretaria de Proteção e Promoção Social, Maria Cláudia Dutra Siqueira, “os espaços públicos devem ser entendidos como áreas para a interação e intercâmbio social. Este tipo de ação trabalha e ressignifica a possibilidade da população em situação de rua estar e interagir nestes espaços”.

Segundo a psicóloga Fabiana Fayer, a ideia surgiu a partir de um bate papo dentro do Centro Pop e da Casa de Passagem para Homens, na qual foi identificada a necessidade de se trabalhar em um espaço que proporcionasse mostrar a vida além das paredes do acolhimento. “Queria mostrá-los que estar em meio a natureza e ao ar livre é fundamental para nossa saúde mental. Dessa forma, propus o passeio no Jardim Botânico”.

Faver avalia, positivamente, este primeiro dia de passeio. Segundo ela, a pretensão é possibilitar o acesso a mais lugares como o Museu Mariano Procópio, Parque da Lajinha e Morro do Cristo. Os 11 participantes do passeio foram acompanhados pela educadora social e psicóloga. Agora, a expectativa é que os passeios ocorram quinzenalmente. O próximo programa ao ar livre será dia 9 de novembro, no Museu Mariano Procópio, das 8h30 às 12h.

Durante toda manhã, eles puderam usufruir de passeios nesse parque com mais de 500 espécies vegetais, entre plantas nativas, ornamentais, populações raras ou em extinção, como Pau-Brasil e Ipê roxo. A mata secundária, fruto de regeneração, é ainda um importante abrigo para a fauna local, além de possuir nascentes e contribuir para a regulação de diversos serviços ambientais, com o microclima da região.

Ao compreender a complexidade e a dimensão social da situação de rua, os serviços da SAS oferecem acolhida e escuta qualificada através de uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais e psicólogos.

O Centro Pop se destaca pelo atendimento especializado à população em situação de rua, oferecendo programas, projetos e serviços socioassistenciais de caráter especializado. O equipamento socioassistencial contribui para a proteção social de famílias e indivíduos nas situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, visando à superação destas situações.

Já a Casa de Passagem para Homens é uma unidade institucional de passagem que oferta acolhimento imediato e emergencial, com profissionais preparados para receber e acolher pessoas em situação de rua. A equipe técnica do Serviço de Acolhimento realiza estudos e faz diagnóstico detalhado de cada caso para construção de encaminhamentos necessários e construção de novos projetos de vida.

Foto: Assessoria/PJF

8/12/2021 - SEAPA
Mercado Municipal terá horário estendido a partir desta quinta-feira, dia 9
8/12/2021 - SS