NOTÍCIAS:SESUC
JUIZ DE FORA - 25/10/2021 - 15:07

Guarda Municipal socorre idoso na feira da Avenida Brasil

Portal de Notícias PJF | Guarda Municipal socorre idoso na feira da Avenida Brasil | SESUC - 25/10/2021
A Guarda Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) teve atuação decisiva no socorro a um idoso na feira da Avenida Brasil neste domingo, 24. Quando a equipe chegava na Feira da Pechincha, nas proximidades da Ponte Wilson Jabour, por volta das 7h30, deparou-se com um idoso caído ao chão e cercado por populares. A Guarda constatou que o homem não tinha pulsação, não respirava e estava com os olhos imóveis e abertos. De imediato, foi iniciada massagem cardíaca, que seguiu por, aproximadamente, 15 minutos, até a chegada do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O senhor de 91 anos foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro, onde foi confirmado o ataque cardíaco. A vítima segue com quadro de saúde estável.

De acordo com os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar presentes ao atendimento, os procedimentos executados pela Guarda Municipal foram essenciais para a sobrevivência do senhor. A massagem cardíaca precisa ser realizada logo nos primeiros minutos para que as equipes de socorristas possam ter sucesso na reanimação da vítima. Neste caso, o momento em que se deu início à manobra fez toda a diferença.

Cerca de 90% das pessoas que sofrem parada cardiorrespiratória (PCR) fora de um hospital morrem, devido à demora na intervenção. A antecipação da massagem pode dobrar ou triplicar as chances de sobrevivência para vítimas de PCR. Os cinco primeiros minutos são fundamentais. Se nada for feito neste intervalo, 50% das pessoas morrem.

A grade curricular do curso de formação da Guarda Municipal conta com a disciplina “Socorrismo”. Cada integrante passou por abordagem teórica e prática, em treinamento voltado ao atendimento imediato de situações de emergência cotidianas, a fim de proporcionar noções mínimas de condução de casos confrontados no dia a dia de trabalho nas ruas. Frequentemente, a corporação retorna à sala de aula, em processo de capacitação contínua, em que revê conteúdos diversos relacionados ao trabalho da Guarda, incluindo os da área de saúde.

A Guarda Municipal é órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cuja atuação se estende para além da proteção aos bens, serviços e instalações da administração pública municipal. É comum para a corporação atuar em socorro a vítimas de acidentes em via pública, pessoas que sofrem algum mal súbito ou se encontram desorientadas.

8/12/2021 - SS
Secretária de Saúde realiza live sobre o Dezembro Vermelho
8/12/2021 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar apresenta audição de violino