NOTÍCIAS:SG
JUIZ DE FORA - 25/10/2021 - 14:52

“Rua de Brincar” acontece na Avenida Brasil e no bairro Santa Cruz

Portal de Notícias PJF | “Rua de Brincar” acontece na Avenida Brasil e no bairro Santa Cruz | SG - 25/10/2021
Todas as manhãs de domingo, o Programa Boniteza realiza o projeto Rua de Brincar, voltado para incentivar o lazer dos juiz-foranos. A iniciativa é realizada na Avenida Brasil entre a Rua Benjamin Constant e a Rua Mal. Setembrino de Carvalho (Ponte do Ladeira), e na Rua Sebastião Schneider (Rua do Caic), no bairro Santa Cruz, a partir das 8h. As vias ficam fechadas para circulação de veículos e o espaço é disponibilizado para atividades ao ar livre.

No último domingo, 24, moradores de Santa Cruz - primeiro bairro da Zona Norte a receber as ações do projeto - celebraram com satisfação a transformação da via para diversão e interação coletiva. A manhã foi marcada com brincadeiras como Amarelinha, pula corda, prática de esportes e doação de livros. A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta a importância da Rua de Brincar para as comunidades na busca por ressignificar espaços para trocas de lazer. “Estávamos precisando respirar a rua e o Programa Boniteza está desenvolvendo esse projeto para que as pessoas tenham mais opções de lazer na cidade”, comenta.

Ao longo da Rua do Caic, foram colocados vasos de plantas, feitos de modo reciclável com pneus, para enfeitar e harmonizar a via. A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) também realizou pinturas fixas no chão que possibilitaram a realização de brincadeiras. A professora do 1º ano da Escola “CAIC Núbia Pereira” Jaqueline, ressalta que a Rua de Brincar proporcionou novas vivências para crianças e pais. “Foi uma experiência maravilhosa. Trouxe a minha filha e a minha sobrinha, elas brincaram com brincadeiras que não são de suas realidade. O meu aluno quer que eu o ajude a andar de bicicleta pois ele ainda não sabe andar sem rodinhas. Eu pude ter esse contato e ter essa experiência de brincar com o meu aluno e familiares. Estamos encantados com a rua”, conta.

Na Avenida Brasil, o “Rua de Brincar” acontece desde o dia 10 de outubro, aos domingos. Durante a manhã, um trecho da Avenida é destinado para passeios de bicicleta, corridas, brincadeiras e outras atividades de lazer. Neste domingo, 24, praticantes de atividades físicas aproveitaram o espaço para fazer exercícios ao ar livre, houve também grupo de skatistas, fazendo manobras e o projeto Estação da Leitura, da Guarda Municipal, esteve presente, disponibilizando livros para quem tivesse interesse em levar exemplares. O trânsito de veículos ficou fechado entre 7h e 12h.

Projeto faz parte do Programa Boniteza

Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), Secretaria de Obras (SO), Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Saúde (SS), Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria da Fazenda (SF), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Foto: Assessoria/PJF

26/11/2021 - SESUC
“Nossas vidas importam”: Segurança, Casa da Mulher e Empav realizam atividades em Benfica
Confira a vacinação contra a Covid-19 na segunda-feira, 29