|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS:DEMLURB
JUIZ DE FORA - 22/10/2021 - 16:44



Parceria entre Demlurb e SAS promove doação de móveis e eletrodomésticos



Portal de Notícias PJF | Parceria entre Demlurb e SAS promove doação de móveis e eletrodomésticos  | DEMLURB - 22/10/2021
Um dos serviços realizados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) é o de recolhimento de móveis e eletrodomésticos usados nas residências e que ainda estejam em condições de uso. Com o objetivo de dar uma solução sustentável para esses itens recolhidos, o Demlurb, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), está promovendo doações para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social na cidade, principalmente aquelas que deixaram de estar em situação de rua.

A diretora Operacional do Demlurb, Úrsula Zimmermann, explica a dinâmica do serviço. “A pessoa interessada no recolhimento de algum móvel ou eletrodoméstico que ainda esteja em condições de utilização, deve ligar para o “Alô Demlurb”, através do telefone 3690-3500, e registrar o pedido. A equipe de Educação Ambiental do Demlurb, que está à frente dos trabalhos, entra em contato com o solicitante para agendar o dia e o horário do recolhimento. Para que a ação seja feita de forma segura e transparente, os profissionais vão às residências sempre uniformizados e com o caminhão identificado com o selo da Prefeitura. Juntamente à SAS, é feita uma análise das necessidades das pessoas cadastradas em programas assistenciais do município para que elas possam receber doações desses objetos”. Úrsula reforça que “a ação, além de promover a solidariedade de maneira sustentável com aqueles que tanto precisam, contribui com a redução de ocorrências de descarte irregular, já que muitos que não sabem o que fazer com esses móveis acabam depositando-os nas ruas, desrespeitando o Código de Posturas do Município (Lei 11.197)”.

Para a gerente do Departamento de Proteção Especial da SAS, Maria Cláudia Siqueira Dutra, “quando a pessoa está em situação de rua e é contemplada com o auxílio-moradia, a doação de móveis pode viabilizar um espaço mais organizado e equipado, favorecendo, assim, a adaptação dela em um local para morar. Há pessoas que passam muitos anos nas ruas e têm dificuldades para comprar os móveis e organizar a casa. Então, essa parceria entre o Demlurb e a SAS, na busca por doações de móveis e na distribuição deles, vai agregar bastante na inclusão e organização dessas pessoas em suas novas residências”.

A coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social, Renatta Almeida, acrescenta que “o serviço de Abordagem Social vai ao encontro das pessoas em situação de rua com o intuito de garantir proteção social e contribuir para a construção de novos projetos de vida”. Ela ressalta que “Demlurb tem sido parceiro nesse processo em ações que, para além das concepções higienistas, têm contribuído para a superação das violações de direitos dessa parcela da população”.

O porteiro Pablo Augusto Pacheco da Silva foi o primeiro a ser beneficiado com doações de móveis. “Eu passei nove anos nas ruas e agora tenho um teto para morar com a minha esposa. Além dos móveis, a Prefeitura me ajudou a conseguir um emprego. Estou pronto para abraçar essa e todas as oportunidades que surgirem para eu ter uma vida melhor, com mais dignidade”, comemora Pablo, que ainda ofereceu estadia para um amigo “até que ele encontre um emprego e uma casa para morar”.

Outra pessoa que saiu da situação de rua e recebeu doações de móveis foi Lucélia Aparecida de Oliveira. Ela diz que ainda está desempregada, mas afirma que acredita em um futuro melhor para ela e seu marido. “Muitas pessoas vão para as ruas e ficam lá porque querem ou porque não conseguem abandonar as drogas. Esse não é o meu caso, nem do meu marido. A gente só precisa de uma oportunidade e isso a Prefeitura está dando para nós. Estou muito feliz”, afirma.

De acordo com a responsável pelo setor de Educação Ambiental do Demlurb, Rosilene dos Santos, “em um mês foram feitos aproximadamente 180 recolhimentos de móveis e eletrodomésticos a pedido da população. Antes do recolhimento nós fazemos contato com a pessoa e perguntamos a ela em qual estado está o móvel, se está em condições de uso, pedimos para nos encaminhar fotos, caso seja possível. A partir disso, já conseguimos fazer uma pré-seleção do que vai ser armazenado para depois ser doado”.

A auxiliar de escritório, Palmira Almeida, solicitou o recolhimento de um fogão e uma televisão, e ficou satisfeita em saber que poderá ajudar pessoas com esses itens. “É um serviço muito importante para a cidade. Aquilo que não serve para mim, pode ser muito útil para quem talvez passe por dificuldade precisando tanto de alguma doação”.

Quem quiser solicitar o serviço, deve ligar para o 3690-3500, registrar o pedido e aguardar o contato para agendamento do recolhimento dos móveis e eletrodomésticos. Lembrando que eles devem estar em condições de uso. Já o Serviço de Abordagem Social atende pelo telefone 3690-7770. Objetos volumosos e inadequados para utilização, devem ser descartados nos ecopontos localizados na Rua Diva Garcia, em frente ao nº 1.200, no bairro Bom Jardim, e em frente ao Estádio Municipal, no bairro Aeroporto. Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

No site do Demlurb estão disponíveis informações sobre alguns dos principais serviços relacionados ao descarte de resíduos e suas especificações, locais de entrega, dados estatísticos, parcerias e convênios com o órgão público municipal, através do menu Demlurb Informa.

Assista ao vídeo:





Outras informações:
(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb)

Foto: Assessoria Demlurb





 IMPRIMIR 
8/12/2021 - SEAPA
Mercado Municipal terá horário estendido a partir desta quinta-feira, dia 9
8/12/2021 - SS
Secretária de Saúde realiza live sobre o Dezembro Vermelho
8/12/2021 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar apresenta audição de violino
8/12/2021 - DEMLURB
Demlurb intensifica coleta conteinerizada na região Central da cidade
8/12/2021 - SS
Secretária de Saúde homenageia líder comunitária na UBS Vale Verde
8/12/2021 - SEDH
PJF e Alto Comissariado das Nações Unidas discutem Políticas para a População Migrante
8/12/2021 - SESMAUR
PJF realiza 2ª edição do “Domingo no Parque” e lança participação na campanha JF Solidária
8/12/2021 - PROCON
Pesquisa relaciona disposição de produtos em supermercados e decisão de compra de consumidores
8/12/2021 - SRH
“Nossas vidas importam”: Palestra on-line para servidores aborda violência contra a mulher negra
8/12/2021 - SO
Programa Boniteza opera em 114 intervenções em todas as regiões
7/12/2021 - SS
Farmácia Central realiza evento que integra o “Dezembro Vermelho”
7/12/2021 - SS
Mais de 60 mil animais são vacinados contra a raiva em Juiz de Fora
7/12/2021 - SS
Confira o calendário de vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira, 8
7/12/2021 - SESUC
Secretária de Segurança faz chamada geral com a Guarda Municipal
7/12/2021 - SESUC
Prefeitura tem canal de denúncias para furtos em imóveis públicos
7/12/2021 - SMU
Rua Benjamin Constant passa a ser mão única a partir de quinta-feira, 9
7/12/2021 - SESMAUR
PJF segue com processo de formalização do comércio popular de rua e promove capacitação
7/12/2021 - SS
Pessoas com Síndrome de Down, paralisia cerebral e autistas podem ser vacinadas contra Covid-19 na Alae
7/12/2021 - FUNALFA
Funalfa promove debate sobre violência contra mulher LGBTQIA+
7/12/2021 - SEDH
PJF assina decreto que institui Política Municipal para a População Migrante
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2