| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 22/10/2021 - 15:17



Projeto promove ações de melhoria à saúde da Mulher para usuárias de UBSs da cidade



Portal de Notícias PJF | Projeto promove ações de melhoria à saúde da Mulher para usuárias de UBSs da cidade | SS - 22/10/2021
Todos os anos, outubro é marcado como o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, uma doença que leva sofrimento à vida de muitas mulheres. Pensando nisso, um grupo de estudantes da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o “Um Aperto de Mama”, um projeto que leva informações de qualidade e promove saúde integral para essas mulheres. As atividades são desenvolvidas juntamente com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Dom Bosco, Santa Cecília, Santo Antônio, São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida.

“Temos o foco de desenvolver ações de cuidado integrativo e multidisciplinar à saúde da mulher nas cinco Unidades Básicas de Saúde assistidas pelo projeto. Fazemos isso através da promoção de conhecimento, visando a melhora da qualidade de vida dessa população”, explica Maria Clara Barros, aluna de Medicina e uma das coordenadoras do projeto.

A fim de propiciar essa abordagem, o projeto possui um grupo de WhatsApp com as mulheres atendidas por essas UBS, onde é enviado diariamente conteúdos diversos, buscando sempre a prevenção de doenças, sejam elas físicas ou psicológicas. “Neste grupo, estabelecemos um vínculo com essas mulheres conversando com elas também sobre assuntos do cotidiano, como troca de receitas saudáveis e cuidados pessoais”.

A fim de atender aquelas que não têm acesso ao conteúdo compartilhado nos meios digitais, o projeto distribui folders educativos nas UBS, de forma bimensal e com temas que se relacionam com as principais demandas trazidas pelos gestores das UBS. Seguindo essa proposta, “um exemplo foi o folder sobre ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis), elaborado a partir da demanda da equipe de saúde, que identificou o aumento da incidência de sífilis entre as pacientes atendidas nessas Unidades de Saúde”, conta a estudante.

O câncer de mama possui elevada taxa de cura, principalmente se houver o diagnóstico precoce da doença. Uma das formas de prevenção é o autoexame, em que a própria paciente pode tentar encontrar possíveis nódulos que estejam perceptíveis. Em diálogo com a prevenção, Maria Clara Barros ressalta a importância em “promover educação em saúde como uma forma de empoderar as mulheres assistidas pelo projeto, encorajando-as a conhecerem o próprio corpo e a praticarem o autocuidado”.

Pensado inicialmente na conscientização sobre o câncer de mama, o Projeto tomou contornos que o levaram a discutir todo ecossistema que corresponde ao cuidado com a saúde da mulher. “Ao longo da nossa trajetória, percebemos a necessidade de expandir a temática para a saúde da mulher como um todo, discutindo assuntos desde a menarca até a menopausa, de modo multidisciplinar e abrangente”, conta Maria Clara.

Além da democratização do acesso à informação para as mulheres atendidas pela Unidades de Saúde, o “Um Aperto de Mama” também é uma forma de aproximar a comunidade acadêmica da população, através do mútuo compartilhamento de conhecimentos. “Participar das ações do projeto gera benefícios não somente para a população assistida, mas também para nós que desenvolvemos a atuação. Isso porque, além de todo o conhecimento teórico adquirido sobre saúde da mulher, temos a oportunidade de entrar em contato com essas pacientes, exercitando nossa capacidade de comunicação interpessoal”, exemplifica a coordenadora do Projeto.

Campanha de arrecadação de absorventes

A pobreza menstrual, problema que afeta milhares de mulheres ao redor do país, é caracterizada pela falta de acesso a produtos de higiene pessoal durante o período menstrual. Pensando nisso, o grupo desenvolveu uma campanha para coletar absorventes e distribuí-los. As pessoas que tiverem interesse em doar, podem conferir os pontos de coleta na página do projeto. “Essa situação envolve diversos fatores sociais, que acarretam consequências como infecções urogenitais, discriminação, evasão escolar, entre outros danos”

Os absorventes arrecadados serão distribuídos entre mulheres em situação de maior vulnerabilidade social. Todo processo de entrega dos produtos será intermediado pelas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Dom Bosco, Santo Antônio, Santa Cecília, São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida.

Conheça

Atualmente, o projeto conta com 30 alunos sob a orientação dos professores Flávio Ronzani e Márcio Alves. Além deles, há uma gestão participativa dos cinco representantes das UBSs que trabalham em colaboração com outros profissionais da saúde como mastologistas, nutricionistas, enfermeiras, ginecologistas, psicólogos, médicos da família, pediatras, fisioterapeutas, radiologistas e doulas.

O Um Aperto de Mama está no Facebook, YouTube e Instagram (@umapertodemama). Além disso, clicando no link disponível na bio do Instagram é possível participar do grupo de WhatsApp do Projeto, além de ter acesso a e-books informativos e aulas ministradas pelos colaboradores.



 IMPRIMIR 
27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
27/3/2024 - SMU
Interdições no trânsito – Procissões prosseguem até Domingo de Páscoa
27/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
27/3/2024 - SESUC
PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município
27/3/2024 - SG
Coleta Seletiva na Praça não será realizada nesta quinta, excepcionalmente
27/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades
27/3/2024 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no São Bernardo
27/3/2024 - SE
SE promove o “I Encontro dos Coordenadores da Rede Particular”
27/3/2024 - FUNALFA
Prefeitura oferece visitas guiadas à Biblioteca Municipal Murilo Mendes
27/3/2024 - SESUC
Mulheres na Segurança Pública é tema de conversa com acadêmicos
27/3/2024 - SEL
JF Vôlei busca vitória fora de casa para empatar a série nos playoffs da Superliga B
27/3/2024 - PREFEITURA
Veja como fica o funcionamento da PJF durante o feriado da Semana Santa
27/3/2024 - SESUC
Mulheres do projeto JF Esporte e Cidadania núcleo Guarda Municipal participam de palestra sobre empreendedorismo
26/3/2024 - SEDH
Marcha da Democracia chega a Juiz de Fora na segunda-feira, 1º de abril
26/3/2024 - PREFEITA
Café com líderes comunitárias celebra o mês das mulheres
26/3/2024 - DEMLURB
Atividade de ginástica laboral é ampliada para todos os setores do Demlurb
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2