| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 19/10/2021 - 17:02



Prevenção e autoconhecimento são fundamentais no combate ao Câncer de Mama



Portal de Notícias PJF | Prevenção e autoconhecimento são fundamentais no combate ao Câncer de Mama  | SS - 19/10/2021

O mês de outubro é dedicado à campanha do Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas, especialmente o dia 19 de outubro, foi escolhido como data mundial para combate a esse mal. Atualmente, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil, representando cerca de 30% dos novos casos nesse grupo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O câncer de mama, assim como outros tipos de cânceres, são caracterizados pela proliferação anormal e rápida de uma célula, neste caso, do tecido mamário. Esse crescimento é causado por alterações genéticas e podem ou não ser herdadas. O tumor resultante desse crescimento celular desordenado é caracterizado como maligno ou benigno. Os tumores malignos são aqueles cancerosos e, caso não sejam diagnosticados e devidamente tratados, podem invadir outras partes do corpo prejudicando o funcionamento das funções do paciente, inclusive resultando em morte.

Contudo, se for descoberto ainda cedo, o câncer de mama possui uma taxa de cura que se aproxima dos 95%. Por isso é importante a promoção do diagnóstico precoce. A médica mastologista do Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA), Ana Cláudia Dias, salienta que “para você estar conduzindo e tratando bem sua paciente, o diagnóstico precoce é a principal arma que dispomos hoje. O câncer de mama não tem prevenção primária”. De acordo com a médica, “a mamografia de rastreio tem a função de pegar lesões subclínicas, ainda impalpáveis e não visíveis. Isso seria um método de prevenção secundária”. De posse dos resultados do exame de imagem, a mastologista pode direcioná-lo para um biópsia que vai confirmar o diagnóstico de câncer.

Apesar de ser preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) a idade de rastreio entre 50 e 69 anos, algumas pacientes devem procurar fazer a mamografia um pouco antes. “As pacientes de alto risco começam seu rastreio mamográfico a partir dos 35 anos com periodicidade anual. Essas mulheres são, por exemplo, aquelas com parentes de primeiro grau que tiveram câncer de mama com menos de 50 anos, ou câncer de ovário, ou homens na família que tiveram câncer de mama”.

A mastologista do DSCMGA teve um estudo publicado pelo Brazilian Journal of Development, em conjunto com outras médicas da área, no qual traçaram o perfil epidemiológico das pacientes de câncer de mama atendidas pelo SUS em Juiz de Fora. O artigo, que foi premiado pela Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), traz uma série de informações no que se refere ao autoconhecimento. “Este artigo também mostra a importância de você conhecer o seu corpo. Podemos falar que esse autoconhecimento da mama é fundamental, porque qualquer alteração te ajuda a levar ao diagnóstico”.

Entretanto, o autoexame não exclui a necessidade do uso de um exame de imagem, no caso a mamografia, para se diagnosticar com precisão um possível nódulo não perceptível. Porém, a pandemia fez com que boa parte das pessoas deixassem um pouco de lado os cuidados e a realização de exames de rotina.

Segundo a supervisora do Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, Andréa Lanziott, “devido à pandemia a procura e os encaminhamentos diminuíram muito o que pode trazer resultados preocupantes. Ou seja, deixamos de diagnosticar um um câncer que poderia ter sido tratado em fase inicial”.

Após a descoberta do câncer, o médico traça um plano de acordo com a saúde da paciente levando em conta diversos aspectos e particularidades dessa pessoa e do tipo de nódulo encontrado. De um modo geral, o combate ao câncer de mama é realizado através de quimioterapia, radioterapia e em alguns casos a cirurgia, sempre visando ao melhor prognóstico para o paciente.

O cuidado com outras doenças

Para além do câncer de mama, Andréa chama atenção para a saúde da mulher como um todo. “A prevenção é tudo. Dentro da Saúde da Mulher também é importante a prevenção do câncer de colo de útero o qual ainda tem uma incidência bem alta entre as mulheres, para isto é importante a realização periódica do preventivo [´papanicolau´ ou exame de citologia oncótica]”.

Desse modo, a promoção à saúde é algo que deve ser rotineiro e, para isso, o acompanhamento com um especialista é crucial. A supervisora do DSMGCA reforça que “a oncoginecologia também deve ser realizada o mais precoce possível a fim de evitar metástase para outros órgãos, bem como a Ginecologia Geral, que visa tratar e prevenir complicações ginecológicas”.

“Pela Vida de Todas as Mulheres”

Pensando na promoção à saúde da mulher todos os meses do ano, não somente em outubro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, no início do mês, a campanha “Pela Vida de Todas as Mulheres”, que busca fortalecer a rede de atenção à saúde da mulher em todos os níveis e durante o ano todo. As ações desenvolvidas dentro da campanha são fruto da articulação da Secretaria de Saúde (SS) junto às outras pastas do município.

Em consonância com a campanha, na última sexta, dia 15, ocorreu uma ação voltada ao atendimento das servidoras do Demlurb e as usuárias atendidas pela Casa da Mulher. Essa é uma parceria do DSMGCA e a Casa da Mulher Maria da Conceição Lammoglia Jabour, instituição da Prefeitura ligada à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). Além disso, a ação contou com o apoio da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac). A Casa é referência na proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência no município.

“O objetivo foi realmente a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Para isso, todas passaram por consulta ginecológica com médicos do serviço em parceria com a Unipac. Essas pacientes foram examinadas com uma consulta ginecológica completa e dentro deste atendimento foi a avaliada mama e foi feito o preventivo e, dentro dos critérios, algumas foram encaminhadas para mamografia”, explica Andréa Lanziott.

Serviços do DSMGCA

Toda pessoa que demande algum tipo de atendimento deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região. Lá, se necessário, o profissional responsável irá fazer o encaminhamento para as especialidades. “Para o acesso das mulheres aos Serviços. O primeiro passo é sempre se dirigir à Unidade Básica de Saúde de referência e sempre que necessário estas usuárias serão encaminhadas para o DSMGCA da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ou outros serviços semelhantes no município, como o Hospital Universitário, Acispes, Oncológico e outros”.

O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente oferece uma série de serviços como Ginecologia Geral; Mastologia; Pré Natal de Alto Risco; Pré Natal de Risco Habitual; Climatério; Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia; Patologia de Vulva; Oncologia Ginecológica; Atendimento em IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis); Planejamento Familiar e Direitos Reprodutivos.



 IMPRIMIR 
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
24/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros
24/4/2024 - SG
PJF realizará inauguração do “Rua de Brincar” no bairro Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28
24/4/2024 - SE
Programação para celebrar os povos indígenas movimenta a Escola Municipal Álvaro Lins
24/4/2024 - SS
PJF realiza celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 
24/4/2024 - SEDH
Documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada" terá exibição no Teatro Paschoal Carlos Magno
24/4/2024 - SE
Crianças da Escola Municipal Jardim de Alá se divertem durante a Semana Literária
24/4/2024 - FUNALFA
Casarão histórico de Sarandira ganha projeto de restauro das pinturas parietais
24/4/2024 - SETUR
Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo
24/4/2024 - SG
Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”
24/4/2024 - SE
Parceria entre PJF e ArcelorMittal garante óculos para 300 crianças da Rede Municipal de Ensino
24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27
24/4/2024 - SE
Estudantes do 9º ano da E. M. Profa. Marlene Barros criam podcast de entrevistas
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2