| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 18/10/2021 - 17:20



Dia do Médico lembra importância desses profissionais durante a pandemia



Portal de Notícias PJF | Dia do Médico lembra importância desses profissionais durante a pandemia | SS - 18/10/2021
Neste dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico. A data foi escolhida em homenagem a São Lucas, santo católico que é padroeiro da profissão e, segundo relatos contidos na Bíblia, também exerceu a medicina. Na pandemia, esses profissionais tiveram sua importância potencializada, o que inclui a atuação incessante durante todo o período em busca de tratamentos e meios de curar o outro. Esse fato fez com que todo o drama vivido nos últimos meses se transformasse em um olhar mais humanizado para esses profissionais.

Os médicos são responsáveis por cuidar da saúde de todos nós. Eles atuam tanto de forma preventiva, antevendo a possíveis doenças e indicando caminhos para se preveni-las de forma ativa no diagnóstico, o que passa principalmente pelo cuidado das enfermidades encontradas. Apesar de ser uma profissão com longa história, no Brasil, a medicina foi regulamentada por Lei de maneira completa há apenas 7 anos, através do Código Federal 12.842/2013. O texto aprovado à época estabeleceu as atividades privativas dos médicos e aquelas que poderiam ser desenvolvidas por outros trabalhadores da saúde.

O contato próximo e a confidencialidade são as bases da confiança entre médico e paciente. Essa relação se faz necessária, uma vez que o paciente precisa se sentir confortável para contar tudo o que está sentindo, sendo esse um dos fatores cruciais na hora de obter o diagnóstico adequado. Além disso, o fator confiança também vai interferir na aceitação das medidas propostas pelo profissional, já que o assistido precisa de disposição para seguir as medidas recomendadas por seu médico.

Segundo o angiologista do Departamento de Clínicas Especializadas (DCE PAM Marechal) Leonardo Freguglia, “a relação médico paciente é o primeiro “remédio” de qualquer patologia, sem ela o paciente não consegue ter uma melhora do quadro, sem ela o paciente não confiará na sua receita, pedidos de exames, e conselhos sobre hábitos saudáveis e outras ações”.

O trabalho durante a pandemia

No ano passado, a pandemia varreu o país de norte a sul, contudo, se não fosse o trabalho desses profissionais que se viram de frente a um vírus novo que não possuía nenhum paralelo na história recente, as consequências seriam muito piores. Hoje, graças à ciência com a vacinação e aos profissionais da saúde, podemos vislumbrar um horizonte um pouco mais tranquilo. “Foi uma árdua tarefa. No dia a dia eram muitos casos, tínhamos muitos colegas se infectando, porém sabíamos que não poderíamos parar, e nos mantivemos sempre com esperança de dias melhores”, relembra Leonardo ao contar sobre o drama vivido nestes meses.

Outro fator psicologicamente difícil no combate à pandemia era o medo constante de ser infectado e como seria a evolução caso isso ocorresse. O angiologista conta que, “Infelizmente me infectei em abril de 2019, ainda no começo quando se discutia muito sobre a cloroquina, um tanto desesperador, mas ocorreu tudo bem e só tive sintomas leves”. Porém, muitos profissionais perderam a batalha para a Covid. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) 891 médicos morreram durante a pandemia. Como forma de homenagem a esses profissionais, o CFM criou um memorial on-line para lembrar a importância que cada um teve durante esse turbulento período.

Atrasos no diagnóstico

Entre as atribuições médicas está o diagnóstico, entretanto por conta do medo de se contaminar a identificação de outras moléstias caíram como um todo no país. Segundo os dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Ministério da Saúde, foram realizados cerca de 785 milhões de exames na Rede SUS em 2020, ao passo que em 2019 esse número foi de 982 milhões de procedimentos. Uma queda de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior. Esse número preocupa, pois a falta do diagnóstico pode prejudicar o tratamento da doença.

“O diagnóstico precoce, é muito importante para atuarmos o quanto antes de complicações mais severas. Atuando deste modo conseguimos evitar quadros desfavoráveis. O início e a prevenção das doenças, são sempre os principais pontos da medicina”.

Foto: Pexels



 IMPRIMIR 
27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
27/3/2024 - SMU
Interdições no trânsito – Procissões prosseguem até Domingo de Páscoa
27/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
27/3/2024 - SESUC
PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município
27/3/2024 - SG
Coleta Seletiva na Praça não será realizada nesta quinta, excepcionalmente
27/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades
27/3/2024 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no São Bernardo
27/3/2024 - SE
SE promove o “I Encontro dos Coordenadores da Rede Particular”
27/3/2024 - FUNALFA
Prefeitura oferece visitas guiadas à Biblioteca Municipal Murilo Mendes
27/3/2024 - SESUC
Mulheres na Segurança Pública é tema de conversa com acadêmicos
27/3/2024 - SEL
JF Vôlei busca vitória fora de casa para empatar a série nos playoffs da Superliga B
27/3/2024 - PREFEITURA
Veja como fica o funcionamento da PJF durante o feriado da Semana Santa
27/3/2024 - SESUC
Mulheres do projeto JF Esporte e Cidadania núcleo Guarda Municipal participam de palestra sobre empreendedorismo
26/3/2024 - SEDH
Marcha da Democracia chega a Juiz de Fora na segunda-feira, 1º de abril
26/3/2024 - PREFEITA
Café com líderes comunitárias celebra o mês das mulheres
26/3/2024 - DEMLURB
Atividade de ginástica laboral é ampliada para todos os setores do Demlurb
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2