| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 6/10/2021 - 13:53



Servidoras do Demlurb ministram palestra em evento da Defesa Civil de Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF |  Servidoras do Demlurb ministram palestra em evento da Defesa Civil de Juiz de Fora | DEMLURB - 6/10/2021
Nesta terça-feira, 5, as servidoras Victória Abrahão Fonseca e Telma Souza Chaves, da equipe de Geoprocessamento da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), ministraram uma palestra on-line com o tema “Descarte de resíduos sólidos urbanos – realidade e desafios para uma cidade mais resiliente”, integrando as atividades da Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres de Juiz de Fora.

Em sua apresentação, Victória abordou sobre os conceitos de rejeito e resíduos sólidos, destacando a diferença entre ambos, conforme consta na Lei Federal nº 12.305 de 2010, que constitui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com a legislação, rejeito é todo resíduo que já tenha esgotado as possibilidades de tratamento e recuperação, necessitando, assim, da disposição final ambientalmente correta. Já o resíduo é tudo aquilo que sobra de determinado material e que pode ser reutilizado ou reciclado, possuindo, assim valor econômico. Também foram abordadas as origens dos resíduos, definições de lixão e aterro sanitário, sendo o primeiro altamente degradante ao meio ambiente e à saúde pública por ser a descarga de resíduos a céu aberto. Já o aterro sanitário, como o que existe em Juiz de Fora, atende aos princípios de engenharia para confinar resíduos sólidos de forma segura, sem causar danos à saúde pública, minimizando os impactos ambientais. Além disso, a assessora fez uma breve explanação sobre a geração e o tratamento de resíduos sólidos a nível mundial, nacional, estadual e em Juiz de Fora.

Na segunda parte da palestra, Telma abordou sobre os desafios encontrados pelo Demlurb na cidade e apresentou um gráfico demonstrando o aumento da geração de lixo no município ao longo dos anos, acompanhando o crescimento populacional. Ela também apresentou os serviços prestados pelo Demlurb ao município, dentre eles, coleta de resíduos domiciliares, de serviço de saúde, grandes geradores e seletiva com a distribuição dos materiais para as três associações conveniadas com o órgão municipal. O Demlurb também é responsável pelos serviços de varrição, incluindo nos locais de realização das feiras livres; roçada e capina, atendendo vias públicas e margens de cursos d`água; retirada corretiva de bota-fora irregulares; zeladoria em eventos públicos; serviços emergenciais em situação de chuva, por exemplo; lavação em logradouros; educação ambiental em escolas e demais instituições; recolhimento de animais soltos e em situação de risco nas vias públicas, com destinação ao Canil Municipal; gerência dos ecopontos e recolhimento de móveis inutilizados pela população, conhecido como “cata-treco”. Telma também falou sobre o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e a logística reversa.

Entre os desafios, o descarte irregular de resíduos pode provocar graves consequências para toda a população como a atração de animais vetores de doenças, proliferação de endemias, obstrução de passeios públicos, contaminação do solo e corpos dágua, prejuízo ao ecossistema aquático, poluição visual, odores. Além disso, os resíduos descartados de forma irregular podem provocar o entupimento de galerias pluviais, acarretando grandes problemas de saneamento, infraestrutura, enchentes e saúde pública, alagamentos e inundações em períodos de chuva, aumentando os gastos públicos com limpeza urbana. O descarte correto de resíduos por parte de cada cidadão seria a solução para esses problemas.

Ao final da palestra, foi apresentado um vídeo mostrando uma matéria televisionada e realizada com a diretora-geral do Demlurb, Gisele Pereira Teixeira, em agosto deste ano, mostrando que, em Juiz de Fora, foram mapeados, na época, cerca de 60 pontos de descarte irregular de lixo. Em apenas uma dessas áreas, no Distrito Industrial, foram retiradas 800 toneladas de entulho.

O link para participação da palestra foi divulgado com antecedência no site da PJF, possibilitando a participação de qualquer pessoa interessada. O encontro virtual foi aberto pelo engenheiro civil da PJF, Lucas Silva Campos, e contou com a participação de representantes da Defesa Civil de Juiz de Fora, de outras cidades, e da Cruz Vermelha Brasileira, do Rio de Janeiro.


Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres de Juiz de Fora

O evento é promovido pela Secretaria de Governo (SG) através da Defesa Civil, e tem como objetivo divulgar conhecimento sobre a prevenção de desastres no município. Dentro da programação, estão previstos o “Defesa Civil Itinerante”, durante toda a manhã de quinta-feira, 7, em que haverá uma tenda montada na Praça de Benfica onde as pessoas podem ir para tirar dúvidas com servidores da Defesa Civil; do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário; do Corpo de Bombeiros; do Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren); e da Nexa Resources S.A. Ainda durante a semana, os voluntários que participaram da formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da Região Sul/Graminha receberão o certificado de conclusão do curso de capacitação.

Os órgãos parceiros da Semana Municipal de Redução de Riscos são a Secretaria de Governo (SG), a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Juiz de Fora (SSPDC); o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); o Serviço Geológico do Brasil (CPRM); o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); o Instituto Estadual de Florestas (IEF); a 4ª Regional de Defesa Civil (Redec - MG); a Nexa Resources S.A; a Secretaria de Obras (SO); o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); a Secretaria de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav); Superintendência Regional de Educação (SRE); os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs); Polícia Militar, com foco em Meio Ambiente; e Escolas Municipais.

Veja a programação completa.

Outras informações:
(32) 3690-7247 – Defesa Civil
(32) 3690-3537 - Demlurb



 IMPRIMIR 
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
24/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros
24/4/2024 - SG
PJF realizará inauguração do “Rua de Brincar” no bairro Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28
24/4/2024 - SE
Programação para celebrar os povos indígenas movimenta a Escola Municipal Álvaro Lins
24/4/2024 - SS
PJF realiza celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 
24/4/2024 - SEDH
Documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada" terá exibição no Teatro Paschoal Carlos Magno
24/4/2024 - SE
Crianças da Escola Municipal Jardim de Alá se divertem durante a Semana Literária
24/4/2024 - FUNALFA
Casarão histórico de Sarandira ganha projeto de restauro das pinturas parietais
24/4/2024 - SETUR
Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo
24/4/2024 - SG
Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”
24/4/2024 - SE
Parceria entre PJF e ArcelorMittal garante óculos para 300 crianças da Rede Municipal de Ensino
24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2