| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 4/10/2021 - 16:38



Canil Municipal abre programação da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais



Portal de Notícias PJF | Canil Municipal abre programação da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais | DEMLURB - 4/10/2021
O Canil Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) sediou, nesta segunda-feira, 4, a abertura da “Semana de Conscientização e Proteção dos Animais”, promovida em parceria com a Comissão de Defesa, controle e Proteção dos Animais da Câmara Municipal de Juiz de Fora.

No local, o padre José Cisneiros realizou a “Bênção dos Animais”, ressaltando a importância da data que, além de marcar o Dia Mundial dos Animais, também é comemorado o Dia da Natureza. “Este é um momento de abençoar o Canil Municipal, de dar uma palavra de ânimo e gratidão aos funcionários que trabalham aqui e a todos que ajudam a cuidar deste lugar. Hoje também é comemorado o Dia de São Francisco de Assis, um santo muito querido não só pela igreja católica, mas também por outras religiões que reconhecem a virtude dele e o amor que ele tinha pela natureza. Portanto, esse é um momento para pensarmos na nossa responsabilidade enquanto seres humanos para com a criação que está na Terra”.

A prefeita Margarida Salomão esteve presente na celebração e considera que “a iniciativa da Câmara Municipal e dos protetores independentes, naturalmente, também é do município de Juiz de Fora. É uma satisfação estar aqui abrindo a semana com essa bênção ecumênica para todos nós que trabalhamos com esse tema, e também para os animais que estão aqui abrigados. Isso expressa o nosso respeito e o nosso compromisso com a causa da proteção animal”.

A secretária de Saúde, Ana Pimentel destaca que “a gestão municipal considera essencial colocar o direito e a proteção dos animais de forma central. Essa semana é muito importante para trazer a público e apresentar à sociedade o trabalho que vem sendo feito no sentido de construir a proteção e o direito dos animais, e também para pensar no meio ambiente como um todo”. Ana acrescenta que “é importante lembrar como foram os preceitos de São Francisco, tratando a natureza e os animais como seres fundamentais para a nossa vida harmônica em sociedade”.

Para a gerente do Canil Municipal, Rondônia Tassi Muniz, “essa é uma semana que deve se estender por todo o ano no sentido de conscientização ao não abandono dos animais e que todos tenham ciência que ao adotar um filhotinho, ele vai ficar adulto, vai ficar doente ou não, vai envelhecer e, portanto, precisará sempre do nosso carinho e da nossa atenção”.

A vereadora Kátia Franco, que preside a Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal de Juiz de Fora, acredita que a parceria que integra a Semana de Conscientização e Proteção dos Animais “vai conseguir conscientizar a população em relação a maus-tratos, sobre como ter um animal saudável e seguro em casa, a estimular o processo de adoção ajudando, tanto aos animais do canil, como os que estão sob os cuidados de protetores independentes, a conseguirem um lar com muito amor, carinho, respeito e segurança”.

O protetor independente, ativista e resgatista, Átila Torquato, ressalta que “desde o início da gestão, o atual governo municipal vem se mostrando aberto aos trabalhos realizados em prol da causa animal como resgate, averiguação de denúncias, e assim por diante”. Para ele, “esse trabalho em conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e protetores independentes tende a ajudar demais aos animais e, principalmente, a educar a população da cidade a não praticar maus-tratos, a não abandonar e a cuidar melhor desses seres vivos também que a gente tanto ama”.

Representando o Demlurb, a assessora da diretoria Operacional, Carolina Fonseca, destaca que a população deve acionar o Canil Municipal para o resgate de animais abandonados sem tutores e em situação de risco, acidentados, fêmeas no cio ou com filhotes”. Carolina afirma que “é preciso ter consciência e não adotar pela emoção, pois é muito importante ter paciência na fase de adaptação do animal, que pode durar um mês ou mais. Eles têm que se adaptar ao local correto de fazer suas necessidades, à nova casa, ao novo ambiente, e, para isso, é necessário ter muito amor e carinho com os animais.

Também participaram da celebração os trabalhadores do Canil Municipal, o subsecretário de Saúde, Jonathan Ferreira; o chefe do Gabinete da prefeita, Ronaldo Pinto Junior; a supervisora da Secretaria de Governo, Efigênia Viana do Carmo; representando o vereador Marlon Siqueira, a assessora Mirian Neder; e o representante dos protetores independentes, Paulo Medeiros, da Associação Animal e Natureza.


Programação

A PJF segue participando da “Semana de Conscientização e Proteção dos Animais” com a transmissão de uma live no Facebook, nesta segunda-feira, às 19h, com o tema “Saúde Animal”, com a participação de Leonardo Lara e Lanna, médico veterinário e professor do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com intermediação de Fabíola Fonseca Angelo, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UFJF, e vereadores da Comissão dos Direitos dos Animais.

Na terça-feira, 5, será realizada uma Blitz Educativa, na Avenida Barão do Rio Branco, próximo ao Parque Halfeld, das 9h às 11h, e das 14h30 às 17h30, com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres contra maus-tratos e abandono de animais, além de e incentivar a adoção.

Às 19h, a doutora em Medicina Veterinária e Presidente da ONG “Maluco pelos Animais”, de Itu-SP, Denise Rodrigues apresentará, no Facebook da PJF, a live com o tema “Conscientização e Humanização: Medicina Veterinária e Proteção Animal”.

No sábado, 9, das 9h às 13h, e no domingo, dia 10, das 9h às 12h, a PJF e a Câmara Municipal irão apoiar protetores independentes na “Cãominhada”, que será realizada no Calçadão da Rua Halfeld, com o objetivo de estimular a adoção de animais. A concentração será em frente ao Banco do Brasil.

Confira a programação completa

Outras informações:
(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).
(32) 3225-9933 - Adoção responsável

Acesse as redes sociais do Canil Municipal ME ADOTA AÍ!

Foto: Carlos Mendonça

Ouça o podcast Acontece JF.



 IMPRIMIR 
19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22
19/4/2024 - SETUR
Plano Municipal de Turismo discute atualização em evento na terça, 23
19/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
19/4/2024 - SESMAUR
Parque da Lajinha inaugura horário estendido e nova programação 
19/4/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
19/4/2024 - SMU
Eventos geram fechamentos pontuais em vias de bairros da cidade
19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades
19/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego JF terá oferta de mais de 400 vagas na próxima semana
19/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024
19/4/2024 - SEDIC
Divulgada a programação final da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece neste sábado, 20
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes
19/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem de Santa Luzia e nova iluminação no Parque da Lajinha
19/4/2024 - SEL
Yoga no Parque acontece no Parque Municipal no domingo, 21
19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2