NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 30/9/2021 - 17:15

Campanha Setembro Amarelo termina e unidades Cras mantêm apoio

Portal de Notícias PJF | Campanha Setembro Amarelo termina e unidades Cras mantêm apoio  | SAS - 30/9/2021
As campanhas de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo mobilizaram diversas unidades de Cras espalhadas por vários territórios do município. Os serviços socioassistenciais evidenciaram bons resultados ao fim da campanha, mas os serviços de apoio, informação e encaminhamento relativos à saúde mental continuam disponíveis nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social durante todo o ano.

A ação “Setembro Amarelo” do Cras Sudeste Olavo Costa investiu em colocar os usuários em centralidade na campanha. Durante todo o mês, os usuários escreveram mensagens de apoio para afixação no mural da unidade, que também serviu para postagens de acolhimento para alguma demanda relativa à saúde mental. A rede de amparo comunga com um dos objetivos do Cras em mostrar que o usuário não está sozinho. Cerca de 850 atendimentos foram feitos durante a campanha com as demandas sendo encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aos serviços de psicologia da rede.

A supervisora Renata Castro Vargas destaca a importância da ação e acredita que o objetivo da proposta foi atingido. “A equipe pôde perceber o quanto as pessoas se sentiram à vontade para participar e deixar uma mensagem no mural à medida que receberam informações sobre a finalidade da proposta e sobre a importância da conscientização à prevenção ao suicídio e como poderiam fazer a diferença na vida de alguém com uma atitude simples, mas de muito valor para o outro que muitas vezes se sente sozinho.”

Pautando-se no diálogo como uma importante ferramenta de apoio à prevenção ao suicídio, o Cras Olavo Costa apostou em reforçar o papel da integralidade entre os serviços do equipamento e os seus atendidos. A pedagoga Liliane Almeida orientou os usuários quanto a importância do “falar sobre” que, por vezes, se torna uma opção quase nula para uma grande parte da população. Para isso, ela usou de outros recursos metodológicos, como a escrita. “Tendo em vista a dificuldade de se expressar de algumas pessoas, percebemos que através da comunicação escrita foi possível alcançar nosso objetivo”.

O Cras Sudeste Olavo Costa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, à rua Jacinto Marcelino, 25, no Olavo Costa.

Telefone: 3690-7236.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON