NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 10/9/2021 - 15:36

Projeto incentiva produção de trovas entre estudantes

Portal de Notícias PJF | Projeto incentiva produção de trovas entre estudantes | FUNALFA - 10/9/2021
Resgatar e difundir uma modalidade literária criada na Idade Média, buscando evitar seu apagamento. Esse é o objetivo dos Jogos Florais de Juiz de Fora, que incentivam a produção de trovas, mobilizando poetas locais e de todo território nacional, com participação até mesmo de estrangeiros. Em sua 12ª edição, o projeto, coordenado pelo trovador Messias da Rocha, tem apoio do Programa Cultural Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A iniciativa é executada em três etapas, com foco em grupos diferentes. Na fase atual, chamada “Tambores da Poesia”, o público-alvo são estudantes das escolas públicas da cidade, que poderão se inscrever até o dia 30 de novembro pelo site https://www.tamboresdapoesia.com.br/. Haverá distribuição de troféus para os participantes.

“Cada aluno pode participar com apenas uma trova, abordando a temática da ecologia, conservação das florestas, da Amazônia e da natureza de um modo geral, além do amor e respeito aos animais e à vida,” afirma Messias. Ele acrescenta que, para ajudar na preparação dos interessados, são oferecidos, por meio do site, conteúdos sobre a trova, sua história e como produzir. A trova é uma composição poética de quatro versos heptasílabos (com sete sílabas), contados até a última sílaba tônica, com rimas obrigatórias do primeiro com o terceiro verso e do segundo com o quarto. Os versos devem expressar, em seu conteúdo, um pensamento completo.

“Temos percebido que as trovas têm perdido espaço, principalmente entre os jovens. Em todo o Brasil, está em curso uma mobilização para tentar reverter essa tendência. É preciso que as pessoas reconheçam a trova como uma forma de promoção da cultura e também de transferência de conhecimento”, defende Messias. Ele faz um convite aos interessados para que participem da live programada para este sábado, 11, às 18h, pelo YouTube e pelo Facebook. Cinco trovadores, amantes da poesia, vão passar dicas e orientações: Dulcídio Moreira, Márcia Jaber, Romilton Faria, Tadeu Hagen e Messias da Rocha.

As duas etapas anteriores dos Jogos Florais de Juiz de Fora foram “Nacional /Internacional”, com as categorias Novos Trovadores e Veteranos, e “Segmento Municipal”, focado em poetas locais. Os temas foram, respectivamente, “Mulher” e “Diferenças”. Os resultados das primeiras etapas estão disponíveis no site. Já a fase“Tambores da Poesia” deve ser concluída no início de 2022. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (32) 98881-4900 e (32) 98444-4810.

25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas