NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 9/9/2021 - 17:04

Projeto do Cras Sul orienta pessoas em busca de emprego

Portal de Notícias PJF | Projeto do Cras Sul orienta pessoas em busca de emprego | SAS - 9/9/2021
Frente aos impactos gerados pela pandemia nos chamados subempregos, a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Ipiranga, criou o projeto "Empregabilidade". A iniciativa visa a disponibilizar vagas na cidade (com atualização diária), atendimento individualizado para construção do perfil profissional, orientações sobre a estruturação de um currículo e a impressão do mesmo, inscrição em sites de empregabilidade, além de criação de e-mail e orientação sobre como acessá-lo, instruções sobre entrevistas, entre outras intervenções e encaminhamentos que forem pertinentes ao caso.

O projeto, alinhado à Política Nacional de Assistência Social (PNAS), surge como uma oportunidade de resgate da cidadania dos indivíduos que foram afetados pelos impactos sociais causados pela pandemia da Covid-19. A ideia é promover uma escuta qualificada, acolhimento, orientação, suporte e inclusão produtiva.

O aumento no número de pessoas em busca de inclusão no CadÚnico, instrumento que permite acesso aos programas sociais, benefícios e inserção no Programa de Segurança Alimentar (PSA), foram os principais indicativos da necessidade de uma iniciativa no município.

Em dados comparativos, estima-se que somente na unidade Sul do CRAS, de julho de 2019 à julho de 2021, aumentaram em 241% o número de cadastros no Sistema Único e 235% no recadastramento no Sistema. No mês de agosto de 2019, para o mesmo período de 2021, o aumento foi de 83,67% de cadastros e 50,94% de recadastramentos.

Segundo a Assistente Social da unidade e idealizadora do projeto, Márcia Daniele Souza dos Santos, a comunidade passou a perceber o CRAS como um equipamento de apoio durante a pandemia. “A gente ouvia muito a fala deles de que nunca achavam que fossem precisar vir no CRAS. Até então, eles ainda remetiam muito a questão do CRAS aos benefícios, mas eles passaram a entender que aqui é um equipamento de suporte”.

A ação atua dentro da perspectiva do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos, além de contribuir na melhoria da qualidade de vida.

Atualmente, 20 pessoas estão em acompanhamento, sendo que até o mês de agosto, três usuários já conseguiram um emprego por meio de contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Como trata-se de uma ação contínua, a expectativa é que mais pessoas consigam ingressar no mercado de trabalho.

As famílias que residem no território do Cras Sul Ipiranga podem fazer contato com o equipamento para orientação sobre o projeto. O endereço é Rua Bady Geara, 552 - Ipiranga. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Outras informações:
3690-8538.

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024
23/4/2024 - JF PREV
Diretor-Presidente da JFPrev realiza palestra no Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Itaúna
23/4/2024 - SO
Prefeitura inicia processo de urbanização em Igrejinha
23/4/2024 - FUNALFA
7º Festival de Dança da Praça CEU reúne mais de 250 bailarinos nesta sexta, 26