| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 27/8/2021 - 11:28

Historiadores da Mapro participam de live sobre patrimônio

Portal de Notícias PJF | Historiadores da Mapro participam de live sobre patrimônio | MUSEU MARIANO PROCÓPIO - 27/8/2021
Os três historiadores da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) – Priscila da Costa Pinheiro, Rosane Carmanini Ferraz e Sérgio Augusto Vicente – vão conduzir uma live que faz parte da programação da 8ª Semana do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, organizada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG). Proposto pela Prefeitura Municipal de Aracitaba (MG) e contando com a parceria da Prefeitura de Juiz de Fora, o evento acontece na quarta-feira, dia 1º, às 17h30, com transmissão pelo YouTube. A palestra vai abordar o tema “Museus - lugares de memórias e identidades: as experiências do Museu Mariano Procópio”.

Conforme o historiador Alysson Toledo, que presta consultoria para a Prefeitura de Aracitaba, o Museu Mariano Procópio é uma referência para o município, localizado a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora. “Pela proximidade com nossa cidade e pela importância do acervo do equipamento cultural para compreensão da história do Brasil, principalmente a época do império, achamos interessante ter conosco profissionais que diariamente desenvolvem ações de conservação do patrimônio nacional. Sem contar as ações com diversas escolas da cidade e da região.”

Alysson observa que os trabalhos com foco no patrimônio, incluindo educação patrimonial, são recentes em Aracitaba. “Queremos extrair o máximo de informações das experiências da Mapro para que possamos aplicar em nossa cidade,” explica o historiador, que, em 2016, foi estagiário do Museu Mariano Procópio. Ele acrescenta que a participação na palestra é livre para todos os interessados, mas o objetivo central é capacitar os professores da rede municipal de ensino e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Aracitaba.

Mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio completou cem anos de fundação em junho passado, sendo o primeiro museu de Minas Gerais e um dos mais importantes do país. O acervo soma mais de 53 mil peças dispostas em categorias diversas como: pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, livros raros, documentos, fotografias, mobiliário, prataria, armaria, numismática, cartofilia, indumentária, porcelanas, cristais e peças de história natural.

24/5/2024 - SE
Estudantes surdos da E. M. Carlos Drummond de Andrade fazem visita guiada ao Museu Mariano Procópio
24/5/2024 - SMU
SMU disponibiliza linha 380 – Especial para atender o Centro de Evangelização da Comunidade Resgate no sábado, 25