| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 26/8/2021 - 15:55



Jovens e adolescentes recebem certificados de pré-qualificação para o mundo do trabalho



Portal de Notícias PJF | Jovens e adolescentes recebem certificados de pré-qualificação para o mundo do trabalho | SAS - 26/8/2021
Em nome da prefeita Margarida Salomão, a secretária de Assistência Social, Malu Salim, faz a entrega dos certificados de conclusão da Pré-qualificação de Jovens para ingresso no Mundo do Trabalho, nesta sexta-feira, dia 27, às 10h, na sede da SAS. Nessa manhã, também, os 14 adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos, avaliam a experiência vivenciada e as expectativas sobre a inclusão no mundo do trabalho, que se refere ao esforço do trabalhador para se encaixar, conseguir o trabalho que está sendo ofertado pelo chamado “mercado de trabalho”.

A pré-qualificação foi a contrapartida da SAS e o critério para a inclusão dos jovens de Juiz de Fora nos programas de qualificação e aprendizagem disponibilizados pelo Sistema “S” (Senai e Senac) e as empresas parceiras. Assim, essa iniciativa integra o “Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra”. Este visa o desenvolvimento de ações articuladas para ampliar a inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade e risco social, especialmente aqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional e situação de trabalho infantil, em programas de aprendizagem e cursos de formação.

Durante cinco dias, os meninos e meninas assistidos pelos serviços da SAS conversaram e debateram sobre as ocupações pretendidas e conhecidas e as motivações dessas escolhas. Também, fizeram uma reflexão sobre o que pensam a respeito do futuro das ocupações elencadas, buscando projetar como seriam suas vidas caso trabalhem nessas ocupações. Por último, aprenderam um pouco sobre planejamento e a construção de um projeto de vida, com foco na gestão do tempo, na elaboração de currículo e no incentivo ao estudo e à educação continuada.

Alguns dos 14 jovens e adolescentes falaram sobre a oportunidade de participarem da aprendizagem com vistas a serem aceitos em cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A jovem Dyana, 17 anos, considera a experiência boa para aprofundar o conhecimento e conta que, anteriormente, nunca tinha participado de dinâmicas em grupo. Ela, ainda, não tem certeza de qual área profissional seguir, mas uma das possíveis escolhas é ser cabeleireira.

Já Monique, 17 anos, vai se formar no 3º ano do ensino médio, está cursando instalação elétrica predial no Senai e já decidiu sua futura carreira: quer ser enfermeira. Sobre a experiência no programa “Descubra”, ela conta que está sendo interessante, mas que teve certa desconfiança no início.

As formas de se conduzir no mercado de trabalho estão sendo apresentadas aos estudantes do curso, junto às formas de se praticar alteridade. Monique explica também que, na fase atual de sua vida, o programa desempenha um importante papel: "Daqui uns meses vou sair do mundo de adolescente e chegar na fase adulta, então, terei que lidar com pessoas diferentes, com criações diferentes. São novas oportunidades e isso será acrescentado ao currículo, pois é um curso de qualificação”.

“Está me motivando mais", diz a jovem Sabrina, 17 anos, sobre o papel que o programa “Descubra” vai representar na sua trajetória. Ela está no 9º ano do ensino fundamental e já tem planos de qual faculdade quer fazer. Imediatamente, clarifica “Serviço Social”. A jovem explica que o seu interesse foi despertado, justamente, pelo fator do acolhimento, que a fez gostar muito dessa área. “Participar do programa significa aprender, ter experiência e conhecer as maneiras para se comportar dentro de uma empresa”.

Os participantes das oficinas adquiriram conhecimentos sobre aspectos relacionados a sua inserção ao mundo do trabalho: legislações referentes à aprendizagem profissional; relações com o trabalho e a profissionalização; comunicação em público; ética e a postura profissional; comprometimento, motivação e a liderança; (re)conhecimento de suas potencialidades, aptidões e escolhas profissionais; relações interpessoais no trabalho; planejamento e a construção de um projeto de vida; elaboração de currículo; foco e a gestão do tempo; redes sociais no mundo do trabalho e a mídia; qualificação profissional; incentivo ao estudo e à educação continuada .

O “Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra” é uma Aliança Estratégica de cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. Na cidade, participam do Comitê Gestor: Ministério Público do Trabalho, PJF/SAS, Justiça do Trabalho, Vara da Infância e Juventude de Juiz de Fora, Ministério Público Estadual, Superintendência Regional do Trabalho, Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Senac e Senai.



 IMPRIMIR 
27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
27/3/2024 - SMU
Interdições no trânsito – Procissões prosseguem até Domingo de Páscoa
27/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
27/3/2024 - SESUC
PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município
27/3/2024 - SG
Coleta Seletiva na Praça não será realizada nesta quinta, excepcionalmente
27/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades
27/3/2024 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no São Bernardo
27/3/2024 - SE
SE promove o “I Encontro dos Coordenadores da Rede Particular”
27/3/2024 - FUNALFA
Prefeitura oferece visitas guiadas à Biblioteca Municipal Murilo Mendes
27/3/2024 - SESUC
Mulheres na Segurança Pública é tema de conversa com acadêmicos
27/3/2024 - SEL
JF Vôlei busca vitória fora de casa para empatar a série nos playoffs da Superliga B
27/3/2024 - PREFEITURA
Veja como fica o funcionamento da PJF durante o feriado da Semana Santa
27/3/2024 - SESUC
Mulheres do projeto JF Esporte e Cidadania núcleo Guarda Municipal participam de palestra sobre empreendedorismo
26/3/2024 - SEDH
Marcha da Democracia chega a Juiz de Fora na segunda-feira, 1º de abril
26/3/2024 - PREFEITA
Café com líderes comunitárias celebra o mês das mulheres
26/3/2024 - DEMLURB
Atividade de ginástica laboral é ampliada para todos os setores do Demlurb
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2