NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 23/8/2021 - 14:37

SAS promove oficinas para inclusão de jovens no mercado do trabalho

Portal de Notícias PJF | SAS promove oficinas para inclusão de jovens no mercado do trabalho | SAS - 23/8/2021
A inclusão no mercado de trabalho chega a 14 adolescentes e jovens de 14 a 21 anos no Programa de Incentivo e Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra. Até a próxima sexta-feira, dia 27, a Secretaria de Assistência Social (SAS) promove oficinas de pré-qualificação com a finalidade de inserir esse público-alvo nos programas de qualificação e aprendizagem disponibilizados pelo Sistema “S” (Senai e Senac) e as empresas parceiras.

Com a iniciativa, a SAS pretende conhecer as potencialidades e aptidões de adolescentes e jovens com vistas a torná-los sujeitos ativos na escolha de seu futuro profissional. A ação faz parte de um projeto integrado de identificação das características pessoais que, mais tarde, poderão se relacionar ao exercício de algumas ocupações já pré-determinadas no curso de qualificação profissional do Senai e Senac. Além disso, busca-se investir no melhor entendimento dos adolescentes e jovens para a prática cotidiana da ocupação profissional, refletindo sobre quais ocupações se alinham.

As oficinas acontecem, na parte da manhã, com a seguinte programação de temas e debates. Nesta segunda-feira, dia 23, a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Liliane Knopp, fala sobre os aspectos gerais e os objetivos do curso. Na terça-feira, 24, a facilitadora Jéssica Fayer conversa sobre as ocupações pretendidas e conhecidas pelo grupo e as motivações dessas escolhas. Na quarta-feira, 25, a facilitadora Adélia Cristina Cunha faz uma reflexão sobre o que o grupo pensa a respeito do futuro das ocupações elencadas, buscando projetar como seriam suas vidas caso trabalhem nessas ocupações. Na quinta-feira, 26, a facilitadora Luciana Horta discute o planejamento e a construção de um projeto de vida, com foco na gestão do tempo, na elaboração de currículo e no incentivo ao estudo e à educação continuada.

A finalização da pré-qualificação acontece, sexta-feira, dia 27, às 10h, com um encontro dos participantes para avaliar a experiência vivenciada e as expectativas sobre a inclusão no mundo do trabalho. Por último, jovens e adolescentes recebem o certificado de participação nas oficinas de pré-qualificação.

O Descubra objetiva o desenvolvimento de ações articuladas para ampliar a inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade e risco social, especialmente aqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional e situação de trabalho infantil, em programas de aprendizagem e cursos de formação.

O projeto faz parte da Aliança Estratégica de cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. Na cidade, participam do Comitê Gestor: Ministério Público do Trabalho, PJF/SAS, Justiça do Trabalho, Vara da Infância e Juventude de Juiz de Fora, Ministério Público Estadual, Superintendência Regional do Trabalho, Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Senac e Senai.

25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27