NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 11/8/2021 - 17:53

Portal de Notícias PJF | Ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome abre 11ª Conferência de Assistência Social | SAS - 11/8/2021
A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2010-2011), Márcia Helena Carvalho Lopes, é a convidada especial para a Palestra Magna da 11ª Conferência de Assistência Social sobre o tema central: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. A abertura ocorre na segunda-feira, dia 16, às 9h, pela prefeita Margarida Salomão, acompanhada do presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer; do deputado estadual Roberto Cupolillo (Betão, PT/MG); da secretária de Assistência Social, Malu Salim; da presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Liliane Knopp; Ana Mezonato (vice-presidente do CMAS- representante dos usuários) e Fábio Calleia (1° Secretaria - representante de entidades).

Márcia Lopes é Assistente Social, tem Especialização na área da Criança e Adolescente pela PUC/SP e Mestrado em Serviço Social pela PUC/SP. Foi professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) por mais de 30 anos, onde se aposentou. Ministra Cursos de Pós-graduação Latu Sensu, nas áreas de Administração Pública, Gestão de Políticas Sociais e Políticas Setoriais.

Em 2010, foi nomeada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministra em substituição a Patrus Ananias no Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Até 2011, ocupou a Esplanada dos Ministérios, administrando o terceiro maior ministério em recursos orçamentários do Governo Federal, com R$ 40 bilhões. Coordenou o Grupo de Trabalho do Fome Zero, por 5 anos, envolvendo 13 ministérios.

A ex-ministra possui uma trajetória de lutas no campo da Assistência Social. Além de secretária municipal de Assistência Social (1993-1996), presidente do primeiro Conselho Municipal de Assistência Social no Paraná, foi membro do Conselho Estadual de Assistência Social do Estado, conselheira nacional de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ativa nos movimentos sociais, da categoria profissional e de pastorais sociais, em 2007, Márcia presidiu a Rede de Pobreza e Proteção Social dos Países da América Latina e Caribe, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. É uma das responsáveis históricas pela implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, quando foi secretária nacional de Assistência Social (2004) e secretária-executiva do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2005 a 2007).

Márcia Lopes também recebeu vários convites após sair do MDS, como por exemplo, para trabalhar na FAO (organização da ONU para a agricultura e combate à fome) e no Instituto Lula (com países da África). No entanto, declinou deles para concorrer à Prefeitura de Londrina nas eleições de 2012, mas ficou em terceiro lugar com quase 40 mil votos.

Atualmente, é sócia-proprietária da empresa de consultoria em Políticas e Projetos Sociais – Lopes & Rizzotti e Consultora Nacional e Internacional nas áreas de Políticas Públicas e Gestão, por organismos internacionais do sistema ONU e União Europeia. Integra a coordenação da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social e o Comitê Técnico da Assistência Social do Consórcio Nordeste.

25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos