NOTÍCIAS: SRH
JUIZ DE FORA - 26/7/2021 - 17:54
PJF inicia curso de qualificação para agentes de atendimento ao público
Sensibilizar o servidor para tornar possível uma melhor interação entre o cidadão de Juiz de Fora e a Prefeitura, tornando-a mais ágil e eficiente. Foi com este objetivo que os agentes de atendimento ao público do Departamento de Atenção ao Cidadão (DAC) iniciaram nesta segunda-feira, 26, o primeiro treinamento do programa Qualificarh, desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
O curso para os agentes de atendimento está sendo desenvolvido pelos departamentos de Desenvolvimento do Servidor (DDS) e da Escola de Governo na SRH, em parceria com a Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA). O encontro de abertura foi realizado nesta segunda, em dois horários, no Teatro Paschoal Carlos Magno, e reuniu os titulares das secretarias envolvidas, gerentes e os agentes de atendimento ao público do DAC.
O secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, contextualizou a evolução pela qual a PJF passou nos últimos anos em relação aos recursos humanos, reforçando o papel do diálogo como fundamental para o crescimento dos servidores. “Estamos iniciando o nosso plano de capacitação do servidor, uma das bandeiras da gestão. E esse projeto iniciou justamente ouvindo as demandas e necessidades de cada secretaria, de cada setor, para que os treinamentos possam atender, de fato, às demandas”, ressaltou.
Para a secretária de Transformação Digital e Administrativa, Ligia Inhan, o curso acontece num momento ideal em que o atendimento ao cidadão está passando por aprimoramentos. A titular da pasta destacou a importância do treinamento, especialmente quanto ao atendimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Foi uma das primeiras demandas que verificamos. Essa inserção da Libras faz com que a comunidade possa se inserir de fato na sociedade. Quando levamos esta demanda de capacitação à SRH, recebemos uma proposta que nos atendeu além das nossas expectativas”, explicou a secretária, ressaltando o papel da equipe do DAC no levantamento das próprias demandas do setor.
Além de Libras, o treinamento conterá abordagens sobre direitos e deveres e o papel do servidor na imagem institucional, gestão do tempo e produtividade, elementos para um atendimento de qualidade e conduta no serviço público, sistema Prefeitura Ágil, importância da comunicação interna e fluxo de atendimento, habilidades para comunicação assertiva, diversidade no atendimento ao público, além de como desenvolver interações positivas no trabalho e habilidades socioemocionais. O curso está previsto para acontecer até 12 de agosto.
Programa Qualificarh
É o Programa de Qualificação dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora, desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos, nos âmbitos gerencial, técnico, funcional e comportamental, por meio da oferta de treinamentos, programas de desenvolvimento, capacitação regular permanente e formação continuada, executados via cursos, workshops, palestras e oficinas, visando o atingimento da excelência na prestação de serviços públicos.
IMPRIMIR