| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 16/7/2021 - 10:45



Jovens ganham programa para qualificação e inclusão profissional



Portal de Notícias PJF | Jovens ganham programa para qualificação e inclusão  profissional  | SAS - 16/7/2021
Juiz de Fora faz parte de uma rede de apoio à qualificação profissional de adolescentes para inclusão no mundo do trabalho. Em abril deste ano, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Assistência Social (SAS), aderiu ao Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica nº 82/2019, firmado entre o município de Juiz de Fora e Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra. A Aliança Estratégica é uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. Na cidade, participam do Comitê Gestor: Ministério Público do Trabalho, PJF/SAS, Justiça do Trabalho, Vara da Infância e Juventude de Juiz de Fora, Ministério Público Estadual, Superintendência Regional do Trabalho, Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Senac e Senai.

O Descubra visa ao desenvolvimento de ações articuladas para ampliar a inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade e risco social, especialmente aqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional e situação de trabalho infantil, em programas de aprendizagem e cursos de formação. Em agosto, a SAS promove o projeto Pré-qualificação de Jovens para ingresso no Mundo do Trabalho para adolescentes e jovens de 14 a 21 anos. O curso de pré-aprendizagem será realizado em cinco dias, com carga horária diária de duas horas, somatizando um total de 10 horas de aprendizagem.

As atividades incluem cinco oficinas temáticas, sendo duas por dia com dez participantes cada. Esse trabalho tem por objetivos identificar vivências dos adolescentes relacionadas ao mundo do trabalho; desenvolver competências e habilidades relacionadas à inserção profissional; auxiliar os adolescentes na descoberta de suas potencialidades e aptidões; e auxiliar os jovens no planejamento de vida na preparação para vida adulta.

Além da coordenação do projeto de pré-qualificação, sob a responsabilidade da gerente do Departamento de Proteção Especial da SAS, Maria Cláudia Siqueira Dutra, a equipe de trabalho das oficinas conta com outras profissionais/facilitadoras da secretaria: Liliane Knopp, Luciana Domith, Jéssica Fayer, Adélia Cristina Cunha e Luciana Horta.

A pré-qualificação dos adolescentes é critério para a inclusão nos programas de qualificação e aprendizagem disponibilizados pelo Sistema “S” (Senai e Senac) e as empresas parceiras. No que tange ao artigo 2º da Resolução Nº 33/2011, a Promoção da Integração ao Mundo do Trabalho se dará por meio de um conjunto integrado de ações das diversas políticas, cabendo à assistência social ofertar ações de proteção, que viabilizem a promoção do protagonismo, a participação cidadã, a mediação do acesso ao “mundo do trabalho” e a mobilização social para a construção de estratégias coletivas.

Até o momento, 18 adolescentes já ocuparam as vagas nos cursos de qualificação e aprendizagem ofertados pelo Senac e Senai. Esses jovens vão adquirir conhecimentos sobre aspectos relacionados a sua inserção ao mundo do trabalho: legislações referentes à aprendizagem profissional; relações com o trabalho e a profissionalização; comunicação em público; ética e a postura profissional; comprometimento, motivação e a liderança; (re)conhecimento de suas potencialidades, aptidões e escolhas profissionais; relações interpessoais no trabalho; planejamento e a construção de um projeto de vida; elaboração de currículo; foco e a gestão do tempo; redes sociais no mundo do trabalho e a mídia; qualificação profissional; incentivo ao estudo e à educação continuada.

Como surgiu o Descubra

As articulações para a cooperação no Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais tiveram início em 2018, quando integrantes da Rede de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Belo Horizonte alinharam-se com gestores públicos, empresas, Senai e Senac, com o propósito de ampliar as oportunidades de inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade, especialmente aqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil, com idades entre 14 e 21 anos, em programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional.

No dia 23 de agosto de 2019, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica nº 082/2019, instituindo o Programa Descubra!, sendo signatários o Governo Federal, por meio da Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Município de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Tribunal Regional do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, o Tribunal de Justiça de Minas gerais, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).



 IMPRIMIR 
23/4/2024 - SO
Prefeitura inicia processo de urbanização em Igrejinha
23/4/2024 - FUNALFA
7º Festival de Dança da Praça CEU reúne mais de 250 bailarinos nesta sexta, 26
23/4/2024 - EMCASA
Emcasa divulga resultado final do concurso público
23/4/2024 - SE
E. M. Prefeito Dilermando Cruz Filho promove ações de enfrentamento a bullying e violência no ambiente escolar
23/4/2024 - SE
Contação de histórias e viagens literárias encantam estudantes da E. M. Marlene Barros
23/4/2024 - SEDIC
​"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para guia turístico e outras oportunidades
23/4/2024 - FUNALFA
Edital seleciona grupos e artistas para o "Arraiá Mais que Teatral" no Museu Ferroviário
23/4/2024 - SAS
Cras leva atendimento à comunidade de Vila da Prata
23/4/2024 - SEDIC
Mutirão com mais de 500 vagas de emprego acontece nesta quarta, 24
23/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura dá início aos trabalhos de integração urbana da via 440 ao município
22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV
Asfalto novo: pavimentação chega a mais três ruas da Várzea de Benfica
22/4/2024 - SAS
“Creas na Comunidade” atende população de Grama e Região
22/4/2024 - SEL
​Jotaefe Basquete estreia no Ginásio Municipal com vitória pela Copa Serrana de Basquete 2024
22/4/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: sete jogos fecham a 4ª rodada
22/4/2024 - SETUR
Reunião abre debate para primeira revisão do Plano Municipal de Turismo 
22/4/2024 - FUNALFA
Programa Educativo Iphan+80: Juiz de Fora ganhará mural inspirado na cultura da cidade
22/4/2024 - SESUC
“Guarda Presente” se estabelece como estratégia de prevenção
22/4/2024 - CESAMA
Serviço da Cesama pode comprometer abastecimento em Sarandira nesta terça-feira, 23
22/4/2024 - SE
E. M. João Guimarães Rosa desenvolve projeto de educação ambiental sobre tecnologia e meio ambiente
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2