NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 29/6/2021 - 17:18

Prefeita assina acordo de cooperação entre Demlurb e Engenheiros Sem Fronteiras

Portal de Notícias PJF | Prefeita assina acordo de cooperação entre Demlurb e Engenheiros Sem Fronteiras | DEMLURB - 29/6/2021
A prefeita Margarida Salomão recebeu nesta terça-feira, 29, em seu gabinete, representantes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e da organização não governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Juiz de Fora, para assinatura do Acordo de Cooperação entre os dois órgãos.

Com essa parceria, os servidores do Demlurb e os catadores de materiais recicláveis associados que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, receberão auxílio técnico e operacional para a solução de demandas estruturais através de projetos que se enquadrem no objetivo principal da ONG que é o de “tornar a engenharia mais popular”.

A prefeita Margarida Salomão parabenizou a parceria ressaltando que “este é um ato extremamente importante e flexível, podendo ser expandido para várias áreas, beneficiando toda população de Juiz de Fora”. Margarida destacou a participação voluntária dos integrantes da ONG e a relevância dos trabalhos realizados pelo grupo que favorecem a sustentabilidade social e a cidadania.

Durante o encontro, a diretora Geral do ESF, Fernanda Camargo Salles, apresentou brevemente a história do movimento Ingeniéurs Sans Frontières (Engenheiros Sem Fronteiras), que surgiu na França nos anos 1980 e hoje está presente em mais de 65 países. “Os núcleos do ESF estão presentes em mais de 70 cidades do Brasil desenvolvendo ações de impacto social. Em Juiz de Fora, o núcleo foi fundado em 2015 com a participação de estudantes e graduados em engenharia e arquitetura que aplicam conhecimento técnico para solucionar problemas na comunidade. “No município já foram realizados 112 projetos, 12 estão em andamento, impactando a vida de mais de 11.800 pessoas”, acrescenta Fernanda.

De acordo com a diretora Geral do Demlurb, Gisele Pereira Teixeira, “os trabalhos serão iniciados com os representantes das associações parceiras de catadores da cidade, sendo elas: Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), Associação Lixo Certo (Alicer) e Associação dos Catadores de Papel e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares). Juntas, elas são representadas por 51 famílias que dependem dos materiais provenientes da coleta seletiva realizada no município. “Serão verificadas as possibilidades de realização de estratégias de apoio operacional como a implantação de melhorias na infraestrutura física e nos equipamentos das associações, com o objetivo de ampliar a capacidade e a eficiência de triagem dos resíduos secos gerados no município, atendendo uma das propostas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS)”.

A secretária de Governo da PJF, Cidinha Louzada, reafirmou que “desde o início da gestão, existe um compromisso da Administração Municipal de valorizar àqueles que muitas vezes são tratados como invisíveis”, e citou a importância do papel desempenhado pelos catadores na cidade. “Precisamos torná-los visíveis, dar dignidade e cidadania a essas pessoas, e nós estamos trabalhando muito para isso”. A secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, e o secretário Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Biel Rocha, colocaram suas respectivas secretarias à disposição do ESF para futuras parcerias, visando o bem-estar da população.

Representando o Demlurb, além da diretora geral, participaram da reunião as assessoras de Meio Ambiente, Victória Abrahão Fonseca e Silva, de Programação e Acompanhamento, Fernanda Perillo Prestes. Já pelo ESF - Núcleo JF, participaram, além da diretora Geral, a vice-diretora geral, Letícia Costa Gomes e a diretora de Comunicação e Marketing, Nathalia Pessim Itaborahy.

Outras informações:
(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

Foto: Carlos Mendonça

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON