NOTÍCIAS:SE
JUIZ DE FORA - 21/5/2021 - 10:56

Secretaria de Educação promove 1ª Semana Municipal do Brincar

Portal de Notícias PJF | Secretaria de Educação promove 1ª Semana Municipal do Brincar | SE - 21/5/2021
A Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) convida juiz-foranas e juiz-foranos para as ações da 1ª Semana Municipal do Brincar, que será realizada de 22 a 30 de maio de 2021.

A ação acontece em sintonia com a Semana Mundial do Brincar, idealizada no Brasil pelo movimento internacional Aliança pela Infância, como uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade de o direito ao brincar ser respeitado.

Em Juiz de Fora, a Semana Municipal do Brincar foi instituída pela Lei nº 13.511, de 2017. Nesta primeira edição, as escolas municipais e as instituições parceiras (creches) da Prefeitura participarão de lives sobre a temática. Pequenos vídeos produzidos pela SE também serão potencializadores da discussão junto às comunidades.

A gerente do Departamento de Educação Infantil da SE, Víviam Carvalho, destaca que reuniões foram realizadas com as escolas e as creches para inspirá-las na mobilização das equipes pedagógicas para o trabalho com bebês e crianças das comunidades evidenciando um brincar humanizador, que reflete a cultura das infâncias.

“As escolas e as creches foram convidadas a planejar ações coletivas, dando visibilidade a essa temática tão sensível e necessária, principalmente em tempos de pandemia. Que as discussões provocadas durante esta semana evidenciem um brincar como direito de bebês e crianças. Que também evoquem os sentidos de um brincar que é humanizador, familiar, comunitário, intergeracional, popular e tradicional!”.

Ações formativas no canal da SE no YouTube

Na segunda-feira, 24, às 14h, a professora da UFRGS, Maria Carmen Silveira Barbosa, conversará com profissionais das escolas municipais e das creches parceiras sobre “O brincar como direito”. A atividade é promovida em parceria com o Fórum de Educação Infantil - Zona da Mata/MG e o movimento Aliança pela Infância.

No dia 27, também às 14h, aliando a 1ª Semana Municipal do Brincar e a 10ª Semana Internacional da Arte Educação proposta pela Unesco, a SE convidou o professor da UFMG, Eugênio Tadeu, para uma Roda de Conversa em torno do tema “Arte e brincar no aprender escolar e no cotidiano da vida”.

As duas ações formativas serão transmitidas no canal da SE no YouTube. Não há necessidade de inscrição prévia e será emitida declaração de participação, mediante assinatura em lista de presença disponível durante as transmissões ao vivo.

Semana Mundial do Brincar

Com o tema “Casinhas das Infâncias”, a 12ª edição da Semana Mundial do Brincar acontece de 22 a 30 de maio. Em 2021, a proposta da SMB é valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração. Qualquer pessoa pode participar, criando e executando ações. Saiba mais sobre o tema “Casinhas das Infâncias”, no site do movimento Aliança pela Infância.

19/10/2021 - SS
Prevenção e autoconhecimento são fundamentais no combate ao Câncer de Mama
19/10/2021 - SRH
SRH segue com agendamento de exames pré-admissionais para profissionais da educação