| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 7/5/2021 - 17:12



SAS lança projeto de atenção às pessoas idosas



Portal de Notícias PJF | SAS lança projeto de atenção às pessoas idosas | SAS - 7/5/2021
A Secretaria de Assistência Social (SAS) inicia neste mês de maio o Projeto Específico de Atenção às Pessoas Idosas, sob a responsabilidade do Departamento de Proteção Básica da Subsecretaria de Proteção Social e Promoção Social. Com duração prevista até outubro de 2021, o projeto tem como alvo as pessoas idosas atendidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e pelos Centros de Referências de Assistência Social. A live vai contar também com a participação dos assistidos pelos SCVF, que pretendem contribuir com evento com apresentações de poesias, músicas e mensagens positivas.

O lançamento do projeto ocorre na terça-feira, dia 11, a partir das 8h30, no canal da SAS no YouTube. A iniciativa visa apresentar as equipes de atuação nas unidades da Proteção Básica de Assistência Social, bem como, as estratégias de ação específicas de atendimento às pessoas idosas. A ideia é contribuir mais intensamente, com a mitigação das situações de vulnerabilidade apresentadas por estas pessoas durante essa realidade de convívio bastante diferenciado na pandemia da Covid-19.

A demanda de realização do Projeto Específico de Atenção às Pessoas Idosas surge com o mapeamento nos territórios em Juiz de Fora pelo Projeto de Telemonitoramento dos usuários dos SCFV. Este projeto, em sua terceira fase atualmente, visa manter os vínculos, prosseguir com o levantamento das potenciais situações de risco individual e/ou social que possam estar acometendo os indivíduos (crianças, adolescentes e idosos) e realizar os encaminhamentos necessários para a rede socioassistencial e/ou demais políticas públicas que se fizerem necessárias.

Após a realização das duas fases do Telemonitoramento (primeira fase: julho e agosto/2020; segunda fase: em dezembro/2020 e janeiro/2021), a equipe de trabalho constatou um agravamento nas situações de vulnerabilidade das pessoas idosas assistidas, a partir da coleta de informações junto a esse público e famílias. O total de usuários com demandas para a Assistência Social aumentou de 9,9% na primeira fase, para 16,4% na segunda fase, e o total de famílias com demandas aumentou de 4,6% na primeira fase, para 14,1% na segunda fase.

Dentre as principais demandas relacionadas ao ciclo de vida da pessoa idosa, identificadas pelas equipes das unidades executoras de SCFV, estão caracterizadas algumas questões materiais elementares, como a dificuldade em obter alimentação, a insuficiência de renda para as despesas cotidianas e o adoecimento por Covid-19. Acrescentam-se outros aspectos subjetivos e emocionais intervenientes, como a dificuldade em lidar com a necessidade de isolamento social, a solidão, a tristeza, a depressão, a irritabilidade e o nervosismo.

O Projeto Específico de Atenção às Pessoas Idosas é dinâmico e multidimensional, o que significa dizer que não está pronto e acabado. Ao longo do processo, a partir dos diagnósticos das equipes de trabalho participantes, o projeto será ajustado, adaptado e reestruturado, conforme as necessidades dos usuários e o contexto municipal no acompanhamento da pandemia.

Os conteúdos específicos do projeto serão posteriormente divulgados pelas unidades executoras e estarão relacionados às atividades, oficinas e eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, dentro das possibilidades do momento, com o uso de recursos analógicos e virtuais, em função da Pandemia da Covid-19. O objetivo é manter os vínculos dos serviços com os usuários, acompanhá-los nessa trajetória de desafios, bem como buscar promover e qualificar o seu convívio social e comunitário.

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que participam do projeto são: Centro de Convivência do Idoso e Curumim Olavo Costa, sob coordenação da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac); e Germinar, sob coordenação do Grupo Semente. Já os Centros de Referências são: CRAS Leste Linhares, CRAS Sudeste Costa Carvalho, CRAS Sul Ipiranga e CRAS Nordeste Grama.



 IMPRIMIR 
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
24/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros
24/4/2024 - SG
PJF realizará inauguração do “Rua de Brincar” no bairro Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28
24/4/2024 - SE
Programação para celebrar os povos indígenas movimenta a Escola Municipal Álvaro Lins
24/4/2024 - SS
PJF realiza celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 
24/4/2024 - SEDH
Documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada" terá exibição no Teatro Paschoal Carlos Magno
24/4/2024 - SE
Crianças da Escola Municipal Jardim de Alá se divertem durante a Semana Literária
24/4/2024 - FUNALFA
Casarão histórico de Sarandira ganha projeto de restauro das pinturas parietais
24/4/2024 - SETUR
Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo
24/4/2024 - SG
Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”
24/4/2024 - SE
Parceria entre PJF e ArcelorMittal garante óculos para 300 crianças da Rede Municipal de Ensino
24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27
24/4/2024 - SE
Estudantes do 9º ano da E. M. Profa. Marlene Barros criam podcast de entrevistas
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2