NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 4/5/2021 - 16:55

"Dose de Cultura” chega à UBS de Benfica

Portal de Notícias PJF | "Dose de Cultura” chega à UBS de Benfica | FUNALFA - 4/5/2021
As pessoas que aguardavam na fila para se vacinarem contra a Influenza e consultas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Benfica, na Rua dos Guararapes, 370, foram surpreendidas na manhã desta terça-feira, dia 4, com uma performance teatral. A ação, denominada “Dose de Cultura”, é promovida pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O objetivo é transmitir alegria nesse momento crítico de pandemia, que tem causado tristeza, medo e ansiedade.

Na performance, Silvania Santos, gerente do Departamento de Acesso à Cultura, interpretou a “Marijosé”, uma mulher bem informada que procura convencer seu amigo, “Zé Maria”, interpretado por Marcus Amaral, assessor do Departamento de Dinâmicas Culturais, a tomar a vacina contra o coronavírus.

As pessoas que estavam na UBS, envolvidas no esquema de imunização montado pela Prefeitura de Juiz de Fora, puderam aproveitar uma dose de cultura. A moradora do bairro Alessandra Oliveira celebrou a ação. “Cheguei aqui triste e acabei chorando, mas chorando de rir”. Rosimeire Celestina, também moradora de Benfica, complementa. “Consegui relaxar e tá difícil isso, viu?”.

“Essas intervenções são nosso modo de dizer: a Funalfa te quer vivendo. Se cuide!”, afirma a diretora-geral da fundação, Giane Elisa Sales de Almeida. Ela reforça que, em todo mundo, a arte tem sido uma estratégia para amenizar as dificuldades impostas pelo isolamento social e pelas demais restrições decorrentes da pandemia.

Mobilizando a equipe da Funalfa e artistas voluntários, o projeto será levado a diferentes postos de vacinação contra a Covid, incluindo as unidades básicas de saúde (UBSs), com apresentações surpresa, sem prévia divulgação de horário e local. Haverá performances em diversos segmentos culturais, como música, teatro e literatura. Também está prevista a distribuição de sementes de girassol, de poesias e de fragmentos de poesia de autores locais, nacionais e de outros países. Todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão do coronavírus são adotados nas ações, de modo a proteger tanto o público quanto os artistas e funcionários envolvidos.

14/5/2021 - SS
PJF reabre pré-cadastro para profissionais de saúde
14/5/2021 - DEFESA CIVIL
Mapeamento de risco feito pela Defesa Civil é referência para órgãos da região