|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 3/5/2021 - 10:55



Primeira de quatro lives aborda histórico de 30 anos do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF | Primeira de quatro lives aborda histórico de 30 anos do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora | SS - 3/5/2021
A série de lives comemorativas pelos 30 anos do Banco de Leite (BLH) de Juiz de Fora começa nesta segunda-feira, 3, às 20h, com a abordagem sobre a história do programa. Um dos convidados é o coordenador da Rede Brasileira e da Rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida. Ele acompanhou cada passo do Banco local e afirma que o BLH está preparado para novos desafios. O especialista afirma que Juiz de Fora dispõe de material humano e potencial para ampliar a sua capacidade e tomar a frente da criação de um centro de colaboração em tecnologia para conservação e controle da qualidade do leite com postos de coleta em várias cidades. A transmissão será pelo Facebook da Prefeitura.

A ideia é um projeto de desenvolvimento tecnológico em saúde que busque maior matriciamento entre a atenção primária e a terciária. Almeida já anunciou a disposição de colaborar com a proposta inovadora que, segundo ele, vai somar para o Sistema Único de Saúde (SUS). O coordenador esclarece que, por ser uma cidade polo, Juiz de Fora processa as demandas regionais e pode encabeçar a iniciativa.

Almeida fala com entusiasmo sobre o crescimento dos bancos de leite no país. Há 30 anos havia apenas cinco. Hoje, o Brasil tem a maior e a mais complexa rede do mundo e se tornou uma referência. Juiz de Fora participou desse movimento com um grupo de pediatras que fez residência médica na Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, em 1985/86, onde conheceram o trabalho desenvolvido.

Ao longo do tempo, o BLH de Juiz de Fora conseguiu parcerias, entre as quais com a Fiocruz e com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da Epamig, que passou a oferecer suporte para controle de qualidade. Confira abaixo a programação das lives.

Confira o cronograma das lives:

Segunda-feira, dia 3, às 20h:

Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, 30 anos e uma história

Convidados:

João Aprígio Guerra de Almeida: Doutor em Saúde da Mulher e da Criança, Pesquisador da Fiocruz, coordenador da Rede de Brasileira de Bancos de Leite Humano e das Redes Iberoamericana, da CPLP e do BRICS; coordenador do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde/Organização Pan-Americana de Saúde para Bancos de Leite Humano.

Silvia Raquel Peres Toledo- Enfermeira Intensivista pela Faculdade São Camilo, Especialista em Saúde da Família pela UFJF.Enfermeira Obstetra, Enfermeira do Departamento de Saúde da Mulher Criança e Adolescente, e enfermeira Assistencial do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora.

Maria Hercília de Castro Barbosa e Silva - psicóloga, especialista em psicologia hospitalar, coordenadora do Centro de Referência para bancos de leite de MG, conselheira em amamentação, avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, tutora da sala de apoio à mulher trabalhadora e da NBCAL.


Dia 10, segunda-feira, às 20h

“Manejo do Aleitamento Materno –Orientações e Cuidados”

Convidadas:

Karine Antunes Marques Notaro, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Enfermagem Hospitalar Clinico-Cirúrgico e Acreditação pela Faculdade de Ciências Médicas. Atua no Banco de Leite, referência do Estado de Minas Gerais há 10 anos.

Maíra Domingues Bernardes Silva, enfermeira pediátrica, Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz; coordena assistência em aleitamento materno no Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz; coordena a residência de enfermagem em aleitamento materno e banco de leite humano IFF/Fiocruz; vice-coordenadora do comitê de aleitamento materno IFF/Fiocruz, mestre em Enfermagem pela UNIRIO e doutora em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fiocruz.

Silvia Raquel Peres Toledo Victor (enfermeira, mediadora).


Dia 17, segunda-feira – 20h

Benefícios do Aleitamento Materno para Saúde da Mulher e da Criança

Convidados:

Alexandre Cesar Della Garza Ronzani, médico ginecologista obstetra do DSMCA formado pela UFJF, professor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema).

Lúcio Henrique de Oliveira, médico pediatra, Doutor em Saúde Coletiva, professor Associado do Departamento Materno Infantil da UFJF, chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente do Hospital Universitário da UFJF.

Andrea Dias Silva Kingma Lanziotti, enfermeira com Especialização em Enfermagem Obstétrica pela UFJF em parceria com o Hospital Sophia Feldman, supervisora da Saúde da Mulher do DSMCA e Referência Técnica Municipal da Rede Cegonha, integrante do Comitê Municipal de Prevenção/Investigação do Óbito Materno.

Silvia Raquel Peres Toledo Victor, mediadora


Dia 24, segunda-feira, às 20h

Doação de Leite Materno em tempos de Covid-19

Convidados:

Danielle Aparecida da Silva, graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Salgado de Oliveira, Mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Ciência da Saúde da Criança e da Mulher - Fiocruz/ Instituto Fernandes Figueira. Atualmente é tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e coordena o Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, IFF/Fiocruz;

Cássia Miranda Segregio Castro, analista de comunicação,, doadora de Leite Humano do BLH Juiz de Fora;

Mãe de um receptor de leite humano;

Silvia Raquel Peres Toledo Victor, mediadora.







 IMPRIMIR 
14/5/2021 - SS
PJF reabre pré-cadastro para profissionais de saúde
14/5/2021 - DEFESA CIVIL
Mapeamento de risco feito pela Defesa Civil é referência para órgãos da região
14/5/2021 - SESMAUR
Quadra esportiva é interditada nesta quinta-feira, 13
14/5/2021 - CESAMA
Cesama realiza manutenção em rede de água e Bandeirantes pode ter abastecimento comprometido na segunda
14/5/2021 - SEDH
SEDH divulga inscritos para o Comitê de Respeito à Diversidade Religiosa
14/5/2021 - EMPAV
Empav realiza serviços em diversos bairros da cidade
14/5/2021 - SS
Confira o calendário de vacinação contra Covid-19 deste sábado, 15
14/5/2021 - SS
PJF inicia vacinação de pessoas com comorbidades entre 45 e 49 anos a partir de segunda, 17
14/5/2021 - SO
Prefeitura inicia instalação de luminárias LED na Rua José Lourenço Kelmer
14/5/2021 - SS
PJF inicia vacinação de motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano nesta segunda, 17
14/5/2021 - SS
PJF pré-cadastra, na segunda-feira, 17, trabalhadores da educação na ativa
14/5/2021 - SAS
Rede parceira da SAS e Instituto Federal reforçam estudos de crianças e adolescentes
14/5/2021 - SO
Secretaria de Obras realiza ações em várias regiões da cidade nesta sexta, 14
14/5/2021 - CESAMA
Cesama inicia implantação da quarta adutora
14/5/2021 - SEL
Prefeitura leva atividade física para moradores do Parque das Águas
13/5/2021 - SS
Secretaria de Saúde abre pré-cadastro de vacinação para pessoas com comorbidade com 40 anos ou mais
13/5/2021 - SS
Grávidas e puérperas com comorbidades voltam a ser vacinadas com Coronavac
13/5/2021 - SS
Autistas poderão ser vacinados na Alae nesta sexta-feira, 14
13/5/2021 - SS
Portaria reformula comitê e amplia participação da sociedade na política da Saúde Integral da população negra
13/5/2021 - FUNALFA
Funalfa celebra “Dia Municipal do Poeta e da Poesia”
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2