NOTÍCIAS: SETUR
JUIZ DE FORA - 20/4/2021 - 14:36

Portal de Notícias PJF | Setur lança Fórum para retomada do turismo com a presença de entes municipais e estaduais | SETUR - 20/4/2021
Reforçando a importância do turismo para a Administração municipal, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur JF) dá mais um passo em direção à retomada segura e à recuperação do setor. Anunciado nos cem dias de gestão da prefeita Margarida Salomão, o “Fórum Permanente para a Retomada do Turismo” será lançado nesta quinta-feira, 22, envolvendo os atores locais na busca de soluções para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19. O evento de abertura acontece às 14h e terá transmissão ao vivo nas plataformas on-line da PJF. Estão confirmadas as presenças da prefeita Margarida Salomão; do secretário de Turismo da PJF, Marcelo do Carmo; do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

Além de preparar Juiz de Fora para a retomada do turismo, com perspectiva de ampliação para a região por meio da Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Turístico Caminho Novo, o Fórum Permanente tem como objetivo diversificar a oferta turística para que as cidades sejam reconhecidas como “destinos seguros”, oferecendo produtos bem formatados e boas experiências.

O lançamento contará com a presença do chef de cozinha, Pablo Oazen, vencedor do programa MasterChef 2017 e proprietário do Restaurante Benza, em São Paulo, em roda de conversa. Logo após acontece a apresentação do Fórum, seus objetivos, metodologia e formação de grupos que trabalharão nos próximos meses nas propostas do fórum.

Confira a programação

14h – solenidade de abertura, com a presença de autoridades
Margarida Salomão - Prefeita
Leônidas de Oliveira - Secretário de Estado de Cultura e Turismo
Marcelo do Carmo - Secretário de Turismo de Juiz de Fora
Ignácio Delgado – Secretário Sedic
Alexandre Chandretti Vaz - Presidente do Conselho Municipal de Turismo
Mário Faria - Presidente CTCN

14h30 - Roda de conversa Chef de cozinha Pablo Oazen (Turismólogo, vencedor do programa Masterchef 2017, proprietário do restaurante Benza, SP).

15h30 - Apresentação da proposta do fórum, seus objetivos e metodologia e criação dos grupos temáticos.

Grupos de trabalho

Buscando a retomada de forma integrada entre órgãos, instituições, setores público e privado, o Fórum propõe iniciativas em quatro frentes: Capacitação e Reciclagem; Biossegurança e Certificação; Empreendedorismo em tempos de crise; Roteirização e Formatação de Produtos Turísticos. Os participantes poderão se inscrever nos grupos de interesse.

Para “Capacitação e Reciclagem”, estão previstas palestras na próxima semana, oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Na segunda-feira, 26, abrindo a programação, o tema será “Autoconhecimento e Sucesso Profissional”. O evento acontece das 16h às 18h. O objetivo é levar informações sobre o autoconhecimento como comportamento que pode auxiliar no alcance de melhores resultados no mercado de trabalho e na vida pessoal. A orientação é de Tatiane Melo.
Na terça-feira, 27, no mesmo horário, o tema será “Turismo Receptivo – mandamentos para o bom atendimento”. Na quarta, 28, “Excelência no atendimento ao cliente”. Já na quinta-feira, 29, a palestra terá como tema “Turismo de Experiência – roteiros vivenciais”. Na sexta-feira, 30, em novo horário, das 18h às 20h, os participantes saberão mais sobre “Gestão do Tempo”.

“Biossegurança e Certificação” terá a primeira reunião realizada em 10 de maio. O objetivo é trabalhar por uma cidade segura para trabalhadores, moradores e visitantes. O grupo trabalhará na definição de protocolos de biossegurança que será adotado pelo setor de turismo, para submissão ao Word Travel Tourism Concil (WTTC), para adoção de um selo internacional, sob responsabilidade da Setur.

Reuniões de “Empreendedorismo em Tempos de Crise” serão realizadas durante a “Semana do Empreendedor”, com programação nacional realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) entre 17 e 20 de maio. Entre os temas tratados, estarão Turismo de Eventos; Como Vender; Buffets; Transporte no Turismo; e Música e Arte no Turismo.

A primeira reunião do grupo de “Roteirização e Formatação de Produtos Turísticos” está prevista para 24 de maio. Será discutida a definição de roteiros a serem ofertados na região, e a partir da análise de elementos identitários locais, já previamente apontados no Plano Municipal de Turismo.

O Fórum Permanente para a Retomada do Turismo é uma iniciativa da Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), da Prefeitura de Juiz de Fora (Setur/PJF), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Circuito Turístico Caminho Novo (CTCN), em parceria do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (DPTur/UFJF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa