NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 16/4/2021 - 11:06

Portal de Notícias PJF | Creas Norte distribui utensílios para higiene e firma parceria com UBS na vacinação | SAS - 16/4/2021
Em meio à pandemia da Covid-19, os equipamentos da Secretaria de Assistência Social (SAS) aproveitam para conscientizar os seus usuários sobre higiene e limpeza e, para isso, distribuem um conjunto composto por três máscaras, um recipiente de álcool em gel e orientações por escrito. Dessa vez é o Centro Especial de Referência de Assistência Social (Creas) Norte que conta com a execução da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).

Responsável pelo atendimento e acompanhamento às famílias residentes em 37 bairros do seu território de abrangência, localizado no Jóquei Clube, o Creas Norte também tem auxiliado na vacinação dos idosos, em conjunto com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A parceria ocorre no cadastramento do público da terceira idade no momento anterior à vacinação para evitar aglomeração e dar maior agilidade ao trabalho dos profissionais da UBS. É também nesse momento que é realizada a distribuição dos utensílios de higiene e as orientações sobre os cuidados após o recebimento da vacina.

As orientações de higiene e limpeza incluem as informações básicas de lavar as mãos e usar álcool em gel sempre, bem como os cuidados para se chegar em casa após a saída à rua, como tomar banho e lavar as roupas usadas. Já para os idosos vacinados o importante é relembrar que tomar a vacina não libera para ter vida normal sem máscara. A imunização não impede o contágio com a doença, mas evita um quadro grave que precise de internação, caso a pessoa seja infectada. Além disso, a vacina também não impede que a pessoa imunizada possa transmitir o vírus para a família ainda não vacinada.

O equipamento gerenciado pela SAS tem distribuído os utensílios de higiene não só para os seus usuários, mas para todos que passam pelo Creas Norte. O objetivo é intensificar o trabalho de conscientização do público atendido e alertar o idoso para a necessidade de continuar a prevenção após tomar a vacina e cuidar para que sua família não seja infectada.

É importante ressaltar que o Creas é uma das unidades públicas responsável pelo atendimento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SAS. Esse equipamento oferece serviços especializados e continuados às famílias e a indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, vítimas de violência, maus-tratos, negligência, entre outros. A atuação desse equipamento proporciona à família o acesso a direitos socioassistenciais, bem como à construção de um espaço de acolhimento e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires