| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDIC
JUIZ DE FORA - 13/4/2021 - 11:10



PJF inicia programa de simplificação de processos para abertura de novas empresas



Portal de Notícias PJF | PJF inicia programa de simplificação de processos para abertura de novas empresas | SEDIC - 13/4/2021
Marcando os cem dias de administração da prefeita Margarida Salomão, a publicação de três decretos municipais, nesta terça-feira, 13, dá início ao maior programa de simplificação e redução da burocracia da história da cidade. Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Sesmaur) para melhoria do ambiente de negócios e recuperação dos indicadores locais de desenvolvimento econômico, o “Desenrola, Juiz de Fora” atingirá microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas e empresas de médio e grande portes, em suas fases de implantação.

O chamado “Decreto de Simplificação” dispensa da obrigatoriedade de emissão dos alvarás de localização e de funcionamento mais de 270 atividades de baixo risco em Juiz de Fora, e traz outras 160 exercidas em residências, cujo endereço informado é o de domicílio fiscal. A medida passa a valer com a publicação do decreto. O empreendedor que se enquadra nas atividades liberadas e pretende abrir o seu negócio deve, a partir de agora, realizar a consulta de viabilidade de endereço. Caso esteja de acordo com as leis de ocupação do solo, poderá exercer suas atividades imediatamente.

“O decreto facilita o início do negócio, visando a tirar os empreendedores da informalidade, incentivando a geração de emprego e renda através dos micros e pequenos negócios. Entretanto, as regras de zoneamento urbano, ambiental, bem como as sanitárias, deverão ser seguidas e estarão sujeitas à fiscalização e às sanções em casos de irregularidade”, explica o secretário da Sedic, Ignacio Delgado.

Segundo a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, é de fundamental importância a parceria entre as secretarias. "É fundamental essa integração da Sesmaur com as outras secretarias para que possamos, juntos, proporcionar o desenvolvimento sustentável da nossa cidade.

Ainda nesta etapa, a Prefeitura de Juiz de Fora passará a integrar a “Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios” (Redesim), implementada, no estado, pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Por meio da Redesim, os processos de todos os órgãos nacionais, estaduais e municipais, relacionados ao registro, inscrição, alteração e baixa de empresas, poderão ser acessados no mesmo lugar, padronizando os procedimentos, dando transparência e reduzindo os custos e os prazos de abertura de empresas na cidade.


“Sala do Empreendedor”

Outro decreto assinado pela prefeita nesta terça-feira, 13, atende a uma antiga demanda dos empreendedores locais, com a criação da “Sala do Empreendedor” no município. O objetivo é proporcionar atendimento unificado e centralizado aos empreendedores locais, pessoas físicas ou jurídicas, contribuindo para dinamizar a economia local e estimular a formalização e a capacitação.

Resultado da parceria entre o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e a Jucemg, a “Sala do Empreendedor” atua junto às administrações municipais, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes. A previsão é de que o espaço de Juiz de Fora esteja em funcionamento no próximo mês, localizado no Paço Municipal, onde encontra-se a sede da Sedic, no Parque Halfeld.

Na Sala, o empreendedor encontrará informações técnicas e administrativas necessárias para os encaminhamentos do seu negócio. Entre os serviços oferecidos, estarão orientações sobre análises de viabilidade de endereço, alvarás de localização e emissão da inscrição municipal; emissão de certidões de regularidade fiscal e tributária; além da promoção de programas de capacitação direcionados ao microempreendedor individual e às micro e pequenas empresas.

“A primeira ação já tem data marcada: em maio, a Sala realizará o “Mês do MEI” em Juiz de Fora, com programação de palestras, atendimentos, seminários e oficinas, tudo gratuito, para empreendedores que querem se formalizar ou melhorar a gestão dos seus negócios. Em breve, os serviços da Sala também estarão disponíveis na internet”, destaca Ignacio Delgado.


Câmara Integrada para Análise e Aprovação de Novos Empreendimentos

Parte do programa municipal “Desenrola, Juiz de Fora”, marcando os cem dias de governo, a Prefeitura cria a “Câmara Integrada para Análise e Aprovação de Novos Empreendimentos (Ciaane)”. O objetivo é dar celeridade às análises e aprovações de projetos de novos empreendimentos, através da simplificação dos procedimentos relativos ao registro e à legalização.
A Câmara será formada por representantes das secretarias de Planejamento Urbano (SPUR); de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Procuradoria-geral do Município (PGM) e Secretaria da Fazenda (SF). A coordenação executiva da Ciaane ficará a cargo do representante da Sesmaur.
“Os integrantes da Ciaane se reunirão mensalmente para se manifestar sobre os projetos, podendo contar com a presença do empreendedor para discutir, dirimir dúvidas e propor soluções, agilizando os procedimentos”, explica Ignacio Delgado.

Próximas etapas

Em sua segunda fase, o “Desenrola” trará a revisão e melhoria dos fluxos internos da Prefeitura de Juiz de Fora para consulta prévia, emissão e renovação de alvarás e alteração de endereço. Além disso, será iniciada a implantação da “Sala do Empreendedor”. A compilação agrupamento das diversas que afetam o ambiente de negócios está no horizonte do projeto, simplificando a estrutura legislativa.




 IMPRIMIR 
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
18/4/2024 - SE
Interdisciplinaridade entre Matemática e Ciências Sociais é tema de palestra na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves
18/4/2024 - SAS
Praça Teotônio Vilela recebe mais uma edição do “Rede na Praça”
18/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao Alto Grajaú neste sábado, 20
18/4/2024 - SG
Mais uma edição do “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação nesta quinta, 18
17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal
17/4/2024 - SEL
PJF divulga o 5º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
17/4/2024 - EMCASA
Conselho de Habitação de Juiz de Fora está com inscrições para novos membros até sexta, 19
17/4/2024 - SE
Projeto “A turma está on” fomenta reflexões sobre diversidade na E. M. Manuel Bandeira
17/4/2024 - FUNALFA
Projeto do Edital Quilombagens oferece oficinas gratuitas de capoeira
17/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades
17/4/2024 - FUNALFA
Mostra no Centro Cultural Dnar Rocha discute a construção histórica do papel feminino
17/4/2024 - SETUR
Eventos e turismo LGBTQIA+ em Juiz de Fora são destaque na feira WTM
17/4/2024 - PREFEITA
Conselheiros Municipais de Saúde são empossados para o biênio 2024-2026
17/4/2024 - SEDH
Abertas inscrições para a III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2