NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 8/4/2021 - 14:20

Mesa da Cidadania realiza primeira ação de combate à fome na cidade

Portal de Notícias PJF | Mesa da Cidadania realiza primeira ação de combate à fome na cidade  | SEDH - 8/4/2021
A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou uma reunião on-line na tarde da última quarta-feira, 7, com o objetivo de tratar de assuntos relativos às ações da Mesa da Cidadania no combate à fome no município. Coordenada pela SEDH, em parceria com as secretarias de Assistência Social (SAS), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Turismo (Setur), a Mesa da Cidadania é um espaço idealizado pela prefeita Margarida Salomão para unir prefeitura e sociedade no combate à fome. O encontro contou também com representantes de instituições assistenciais, órgãos públicos, setores empresariais e do comércio.

O encontro virtual teve como pauta principal a apresentação da proposta de lançamento da campanha Juiz de Fora Solidária, com o propósito de mobilizar a cidade em torno da doação de alimentos, prevista para ser lançada oficialmente na próxima terça-feira, 13, às 17h, durante uma reunião virtual que será realizada entre a prefeita e os representantes da Mesa da Cidadania. Foi anunciado, ainda, o chamado dia D para arrecadação das doações, previsto para acontecer na próxima quarta-feira, 14, no qual será realizado o recebimento dos alimentos nos pontos de coleta propostos, como praças, escolas, drive-thru, mercados, postos de gasolina, e nas instalações do Corpo de Bombeiros.

A campanha contará com iniciativas de diversos setores que funcionarão como pontos de coleta e arrecadação, transporte, armazenamento e distribuição. Um dos apoiadores é o Serviço Social do Comércio da Zona da Mata (Sesc), por meio do Programa Mesa Brasil, que será o responsável pela logística operacional de distribuição das doações para as instituições já inscritas no Programa e pelo cadastro de novas entidades. Aquelas que ainda não fazem parte do Programa Mesa Brasil Sesc podem fazer o pré-cadastro por meio do link.

Presente na reunião, a prefeita Margarida Salomão comentou sobre a importância da iniciativa. “Eu fico extremamente sensibilizada que nesse momento tão grave da vida do Brasil e da cidade, haja esse movimento tão forte de solidariedade. Que nós realmente consigamos transformar nosso sentimento de indignação e preocupação com a fome e com a vulnerabilidade e juntemos forças para que possamos encaminhar alguma mitigação desse sofrimento”.

O secretário de Direitos Humanos, Biel Rocha, lembrou que para além da pandemia vivemos um momento em que muitas pessoas estão enfrentando a falta de comida. “A Prefeitura sentiu que sozinha não poderia conseguir resolver estes problemas, muito menos atenuar a situação da nossa população. Por isso, a prefeita propôs a criação da Mesa da Cidadania composta por instituições, entidades que atuam na comunidade, distribuindo alimentos, e que têm sentido um aumento desta demanda crescente na nossa cidade e, ao mesmo tempo, vendo diminuir esta oferta”.

Rocha reforçou, ainda, a importância de desvincular a campanha de alimentos do processo de vacinação. “A vacinação é um processo que está acontecendo na cidade para garantir que todo cidadão tenha direito à vacina. São dois momentos diferentes que vão acontecer ao mesmo tempo”. No mesmo sentido, o secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra, esclareceu que “a intenção desta orientação de desvinculação é o resguardo sanitário e o cumprimento das indispensáveis medidas contra o contágio da Covid-19”.

A reunião contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre titulares de pastas da administração direta, representantes da administração indireta, de entidades, instituições, grupos comunitários, da iniciativa privada e de empresários.

Mesa da Cidadania

Criada no início da gestão, a Mesa da Cidadania trata-se de um espaço para instituições assistenciais, órgãos públicos, setores empresariais e do comércio participarem em conjunto e de maneira mais otimizada e articulada, de forma a suprir demandas emergenciais no combate à fome.
Assim que foi instituída, a Mesa priorizou, em um primeiro momento, o contato com as instituições engajadas no combate à fome no município, no intuito de convidá-las para participar da iniciativa. Foi realizada, ainda, uma pesquisa junto às próprias organizações para conhecer suas capacidades e principais dificuldades, fazer um levantamento de quantas famílias são atendidas e verificar as situações mais urgentes.

Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma Rede Nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício, atendendo prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas no Programa. A equipe do Mesa Brasil Sesc retira as doações junto aos parceiros e entrega diretamente nas entidades sociais cadastradas. Além disso, também atua em caráter emergencial com um trabalho de logística humanitária, mobilizando parceiros, arrecadando e distribuindo doações para pessoas atingidas por calamidades em todo o país.

Outras informações:
Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh) - (32) 3690-7331 - ou pelo e-mail sedh@pjf.mg.gov.br

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
27/3/2024 - SMU