NOTÍCIAS:SE
JUIZ DE FORA - 6/4/2021 - 12:02
Seminário da SE busca aumentar visibilidade e conscientização sobre o Autismo

A Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promove, a partir desta semana, um Seminário para Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando proporcionar maior visibilidade a esse respeito, de forma a reduzir estigmas contra as/os autistas.
As ações formativas acontecem nas próximas quintas-feiras (até o dia 6 de maio), às 18h, na perspectiva dos Diálogos Inclusivos que integram a formação continuada dos profissionais da rede municipal de educação em 2021.
Destinadas a professoras(es) e coordenadoras(es) da rede municipal de educação e a profissionais das instituições parceiras da Prefeitura, as transmissões serão realizadas no canal da SE no YouTube, com temas como: Direito das/os autistas; O papel da fonoaudiologia na comunicação da criança autista; A interação CAEE e escola através do ensino colaborativo; entre outros. Sem necessidade de inscrição prévia, será conferida declaração de participação, mediante assinatura em lista de presença disponível no momento da transmissão ao vivo.
A gerente do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (Diae) da SE, Ana Paula Xavier, destaca que um dos objetivos do Seminário é humanizar o conceito do autismo, a partir de vivências e experiências cotidianas.
“De uns anos para cá, há vários estudos acadêmicos relacionados ao autismo. Nessa ação formativa, queremos trazer o olhar de quem convive e tem o autismo em sua vida cotidiana, com experiências concretas e reais em torno do autismo. Autistas são sujeitos de direitos e o espaço proposto pela SE possibilitará abordarmos, entre outros aspectos, os caminhos que mães e pais podem percorrer para garantir esses direitos, a inserção da criança no espaço escolar e as políticas públicas para atendimento à criança autista, fortalecendo também a escola na orientação às famílias”.
Abrindo o Seminário, desta quinta-feira, dia 8, Ana Paula Xavier e a advogada Alessandra Moraes Fernandes conversarão sobre Direito das/dos Autistas.
“Especialista em Direito Civil e Processual Civil, Alessandra foi conhecer outra área do direito após a chegada da filha Anna Beatriz, estudando legislações e políticas públicas para a criança nessa condição. Seu depoimento e sua trajetória como mãe, desde a descoberta do autismo e acompanhando o desenvolvimento de Anna Beatriz na rede municipal de educação, poderá auxiliar outras famílias bem como o trabalho desenvolvido em nossa rede”, ressalta Ana Paula.
IMPRIMIR