NOTÍCIAS: SEAPA
JUIZ DE FORA - 23/3/2021 - 16:10

PJF realiza parceria com redes de supermercados para escoar produção local

Portal de Notícias PJF | PJF realiza parceria com redes de supermercados para escoar produção local | SEAPA - 23/3/2021
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), articulou parceria com as redes de supermercados de Juiz de Fora, a fim de escoar a produção de pequenos produtores rurais do município, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que impossibilitou a realização das feiras livres, devido ao avanço da doença no município.

O supermercado Pais e Filhos firmou parceria e os produtos serão comercializados nas quatro lojas da rede instaladas em Juiz de Fora. A parceria vai possibilitar a venda de alimentos dos agricultores da linha hortifrutigranjeiros, como legumes e verduras.

Produtor há 30 anos, Edisom Ramos da Silva, conhecido como Edinho disse que “a iniciativa é uma oportunidade de incentivo aos pequenos produtores da cidade e acredito que independente da pandemia, essa parceria possa ter continuidade para valorizar ainda mais nossos produtos cultivados em nossa terra”.

Para o produtor local, Felipe Francisco Figueiredo, “a parceria veio como uma luz neste momento em que vivemos. Vamos conseguir escoar a produção e também vai ajudar com que a gente consiga manter os pagamentos das nossas contas em dia”.Além de Edisom e do Felipe, mais dois agricultores vão comercializar seus produtos na rede de supermercados. De acordo com o diretor executivo do Pais e Filhos, Marco Antônio Fernandes, “a solidariedade nos motivou a firmar essa parceria. É muito triste ver o produtor sem poder vender o que produz, ainda mais quando são produtos altamente perecíveis. Um dia sem vender pra eles faz muita diferença. Então, assim que fomos procurados pela Prefeitura, pedimos os contatos dos produtores e começamos a entrar em contato com cada um deles”. Fernandes ainda destacou que a ideia é continuar com essa parceria e cadastrar mais agricultores da nossa região.

Diálogo com sindicatos e associações

A Seapa e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC) se reuniram com as associações Mineira de Supermercados (Amis) e Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), além do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora, com o objetivo de criar ainda mais condições para que os agricultores locais escoem suas produções.

“A ideia é que essas parcerias sejam consolidadas cada vez mais para o crescimento dos nossos produtores da nossa região, garantindo ainda a alimentação saudável dos consumidores, dando a eles a oportunidade de consumir produtos de qualidade e livres de agrotóxicos”, ressaltou a secretária da pasta, Fabiola Paulino da Silva.

O vice-presidente regional de Juiz de Fora da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Álvaro Pereira Lage, destacou que “a Amis tem um papel importantíssimo de estreitar laços dentro da cadeia de abastecimento e, neste momento, é importante buscar soluções inteligentes e viáveis que devem ser colocadas em prática para que a gente consiga passar por esta fase de uma forma mais tranquila, dialogando com todos os envolvidos”.

Campanha de Valorização do Produtor

No último sábado, 20, a PJF também iniciou a divulgação nas redes sociais dos produtos e contatos dos agricultores locais que estão com a opção delivery. A ação conta com a parceria da Associação dos Profissionais, Produtores e Feirantes de Juiz de Fora (Approfeira) e tem o objetivo de dar mais visibilidade aos pequenos produtores e, automaticamente, fazer com que os cidadãos consumam mais produtos saudáveis, artesanais e frescos produzidos na cidade.

Os anúncios são divulgados nas redes sociais da associação e replicados nos stories das redes sociais da Prefeitura. As secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Comunicação Pública (Secom) analisam mais estratégias de comunicação a fim de incentivar este consumo e a venda por delivery.

Outras informações:
comunicacaoseapa@pjf.mg.gov.br – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22