NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 9/3/2021 - 14:19

Portal de Notícias PJF | Mostra exibe filmes dirigidos por mulheres e patrocinados pelo programa Murilo Mendes | FUNALFA - 9/3/2021
Cinco filmes dirigidos por mulheres e realizados com financiamento do Programa Cultural “Murilo Mendes”, integram a mostra “Sexta Delas”, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A exibição dos filmes, sendo três curtas, um média e um longa-metragem, acontecerá pelo canal do YouTube da Funalfa e pela TV Câmara (Canal 35,1), durante três sextas-feiras consecutivas, dias 12, 19 e 26 de março, sempre às 20h.

Conforme a gerente de Acesso à Cultura da Funalfa, Silvânia Santos, a ideia da mostra é dar visibilidade à produção feminina na área audiovisual, incentivando o público a conhecer o trabalho das diretoras de Juiz de Fora. “Os filmes revelam a sensibilidade e o talento das nossas artistas. Através deles, captamos o olhar feminino acerca de questões cotidianas, seja como documentário ou ficção. O público terá acesso a produções impregnadas de lirismo, mas também com críticas sociais e questionamentos existenciais.”
Após a exibição, os filmes ficarão disponíveis nas contas de YouTube da Funalfa e da Câmara Municipal.

Programação:

12/03
- “Dores” (Livre) - Direção: Analu Pitta
Documentário | 18’07 - Como em um cuidadoso bordado, “Dores” vai tecendo histórias acerca de um vilarejo que foi inundado para a construção de uma represa, no interior de Minas Gerais. Memória e esquecimento, terra e água, o lá e o aqui. Como ficam as memórias de quem foi obrigado a deixar o lugar onde cresceu?

- “A Menina que Colecionava Estrelas” (Livre) - Direção e roteiro: Ana Cláudia Ferreira
Ficção | 18 min - Duas mulheres, mãe e filha, vivem em lugar isolado, onde causos do imaginário popular podem se tornar realidade. Em uma casa cheia de cheiros de ervas, do café fresco, do milho que vai virar pamonha, Maria costura afetos entre cada ponto do vestido que Mariana vai usar na Festa de São João.

19/03
- “Móbile Haikai” (Classificação etária: 14 anos) - Direção e roteiro: Lilian Werneck
Ficção - Drama | 20 minutos - O amor entre duas jovens que se descobrem em uma relação intensa, sensorial e reveladora. Entre uma mulher cega e outra surda, surge a paixão que extrapola os limites da linguagem.

- “Além do Malte: Cultura, Cerveja e História em Juiz de Fora” (Classificação etária: 18 anos) - Direção e produção: Mariana Pena
Documentário | 43 minutos - Aspectos culturais, econômicos e históricos para explicar o diferencial da produção cervejeira de Juiz de Fora, em comparação com o resto do país. Fruto de quatro anos de intensa pesquisa, o trabalho mostra que a cidade teve algumas das primeiras cervejarias do Brasil e possui a única igreja fora da Europa que produz a bebida: Igreja da Glória.

26/03
- “Sempre Amor” (Livre) - Direção e roteiro: Mariana Musse
Documentário | 70 minutos – Treze personagens (re)vivem suas trajetórias, desenrolando o fio das histórias sobre as venturas e desventuras do amor em suas vidas. Alegre, melancólico, vivo: as diversas formas de amar na terceira idade.

A mostra “Sexta Delas” é parte da programação “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora, para celebrar o Mês da Mulher. As atividades, que envolvem diversas secretarias, foram abertas com a inauguração da nova sede da Casa da Mulher Maria da Conceição Lammoglia Jabour (Avenida Garibaldi Campinhos 169 - Vitorino Braga). A unidade oferece proteção e disponibiliza uma série de serviços às mulheres vítimas de violência doméstica.

Outras informações:
(32) 3690-7044 - Funalfa

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
27/3/2024 - SMU