| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 4/3/2021 - 13:39



Prefeita participa de seminário sobre potencialidades da represa de Chapéu d’Uvas



Portal de Notícias PJF | Prefeita participa de seminário sobre potencialidades da represa de Chapéu d’Uvas  | CESAMA - 4/3/2021
Na manhã desta quinta-feira, 4, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, participou do Seminário “A Importância Estratégica da Gestão da Represa de Chapéu d’Uvas para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul”. Realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna, com o apoio do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), o evento teve como intuito buscar soluções para a preservação da represa.

Iniciando o debate, cujo tema abordado foi “de que forma as municipalidades podem se beneficiar diante do potencial da Bacia Hidrográfica da Represa de Chapéu d’Uvas”, Margarida falou sobre o papel inestimável que a represa tem para Juiz de Fora, desde que a barragem foi concebida para minimizar as inundações que chegavam até a área central da cidade. “Chapéu d’Uvas tem um papel imenso e a nossa responsabilidade é muito grande. Gostaria, então, de aqui reforçar o nosso compromisso com a guarda, manutenção e operação das unidades da represa, atividades que hoje já são feitas informalmente pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). O nosso intuito é formalizar e assumir essa posição”, afirmou.

Outro ponto destacado pela prefeita foi a manutenção das obras de despoluição do Rio Paraibuna, que tem um reflexo importante na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. "Esse é um projeto que vem sendo desenvolvido já há algumas gestões municipais por Juiz de Fora. Há alguns embaraços administrativos que identificamos esse ano, e nosso intuito é resolver essas pendências e retomar, com energia e velocidade, essa obra”.

Por fim, a prefeita pontuou a intenção de buscar, junto à União e ao Estado, uma regulação para o bom uso do lago. “Nós não queremos, naturalmente, impedir o uso turístico, por exemplo. Mas é necessário que seja feito dentro de um regramento rigoroso”.

O diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, participou do evento na sequência, reforçando a importância da preservação da Represa de Chapéu d’Uvas para a cidade. “Além da barragem combater as inundações em Juiz de Fora. Com a conclusão da adutora em 2014, a Cesama teve outorga para retirar até 900 litros de água por segundo dessa fonte, o que representa 60% da demanda que Juiz de Fora precisa para abastecer sua população, que é de 1.500 litros por segundo atualmente. A preservação da qualidade dessa água, já que é um manancial de abastecimento, é fundamental”, pontuou.

Seminário termina nesta quinta-feira, 4

O Seminário “A Importância Estratégica da Gestão da Represa de Chapéu d’Uvas para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul” é realizado desde a última terça-feira, 2, e será finalizado nesta quinta, 4. O presidente do CBH Preto e Paraibuna, Wilson Acácio, ratificou a relevância de encontros como esse, “onde se busca o diálogo fraterno, democrático e republicano. Nosso intuito é discutir, dentro da ciência e tecnologia, um plano de ocupação ordenada da Represa de Chapéu d’Uvas. Desta forma, os cidadãos e cidadãs dos quatro municípios e da bacia do Rio Paraíba do Sul podem se beneficiar desse patrimônio, que hoje é um reservatório estratégico para nossa região”.

Na mesa de debates, estavam presentes, ainda, os prefeitos de Antônio Carlos, Marcelo Ribeiro, e de Ewbanck da Câmara, José Maria Novato, além do secretário de administração de Santos Dumont, José Geraldo de Almeida – representantes dos três municípios que compõe o lago da bacia hidrográfica da Represa de Chapéu d’Uvas.

Foto: Carlos Mendonça



 IMPRIMIR 
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes
19/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem de Santa Luzia e nova iluminação no Parque da Lajinha
19/4/2024 - SEL
Yoga no Parque acontece no Parque Municipal no domingo, 21
19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
18/4/2024 - SE
Interdisciplinaridade entre Matemática e Ciências Sociais é tema de palestra na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves
18/4/2024 - SAS
Praça Teotônio Vilela recebe mais uma edição do “Rede na Praça”
18/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao Alto Grajaú neste sábado, 20
18/4/2024 - SG
Mais uma edição do “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação nesta quinta, 18
17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal
17/4/2024 - SEL
PJF divulga o 5º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
17/4/2024 - EMCASA
Conselho de Habitação de Juiz de Fora está com inscrições para novos membros até sexta, 19
17/4/2024 - SE
Projeto “A turma está on” fomenta reflexões sobre diversidade na E. M. Manuel Bandeira
17/4/2024 - FUNALFA
Projeto do Edital Quilombagens oferece oficinas gratuitas de capoeira
17/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estofador e outras oportunidades
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2