NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 10/2/2021 - 17:22

PJF cria grupo de trabalho para dialogar sobre a educação no município

Portal de Notícias PJF | PJF cria grupo de trabalho para dialogar sobre a educação no município | SE - 10/2/2021
*Atualizada em 16/02, às 8h57

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está organizando um Grupo de Trabalho (GT) para encaminhamentos relativos à situação da educação em 2021 no âmbito municipal. Seu objetivo principal é ouvir e analisar as demandas dos setores ligados à educação para que as ações relacionadas ao segmento, ainda em meio à pandemia, possam ser tomadas a partir desses debates.

O grupo que será definido por decreto, publicado em breve no Atos do Governo, terá em sua formação 13 representantes. A PJF estará presente por meio das secretarias de Educação, Recursos Humanos e Saúde.

As demais cadeiras terão como representantes: o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro); a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente; a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Zona da Mata; o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe); a Câmara Municipal de Juiz de Fora; o Conselho Municipal de Educação (CME); a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e Associação de Pais.

A seleção da Associação de Pais, para integrar o grupo, será realizada através de certame público, a partir de critérios que serão definidos pela Secretaria de Educação.

Diálogo como principal caminho

Tendo o diálogo como o principal caminho da gestão atual, a SE realizou, nas últimas semanas, diversos encontros com estes representantes, ouvindo suas demandas e apresentando as ações realizadas desde o início da gestão em janeiro. A criação do grupo foi uma demanda solicitada pelos setores e atendida pela PJF de forma rápida.

De acordo com a Secretária de Educação Nádia Ribas, “um dos princípios basilares da gestão é a participação popular. Nós acreditamos profundamente nessa relação dialógica. Quando a gente chama estes vários parceiros para a discussão, as pessoas têm um papel ativo, e qualquer ação definida, ela é participativa e gera pertencimento àquela política que está sendo implantada”.

Além deste grupo de trabalho, a SE criou no mês de janeiro dois outros grupos que têm debatido internamente questões pertinentes ao ensino e ao momento atual. Um, o GT Políticas Públicas Educacionais Juiz de Fora, composto por representantes por região de diretores e vice-diretores das escolas municipais, além de coordenadores de creches parceiras da PJF, onde são trabalhadas questões pedagógicas, de infraestrutura, entre outras.

Um grupo interno na SE, onde cada departamento tem estudado protocolos, artigos, textos acadêmicos e jornalísticos sobre volta às aulas presenciais no ano de 2021.

A SE também criou vários grupos de WhatsApp, acolhendo os diversos profissionais que atuam nas escolas e creches municipais. São grupos para o disparo de informações rápidas sobre o que tem sido discutido e implantado, além de texto, artigos, sugestões de live, livros, protocolos de volta às aulas e outros.

Além dos grupos, a SE realizou recentemente um levantamento junto aos profissionais de educação e familiares de alunos da rede municipal para avaliar as melhores ferramentas tecnológicas de utilização de professores e alunos neste momento de suspensão das aulas presenciais. O resultado deste mapeamento, que será apresentado ao GT, é um norteador das ações de educação em Juiz de Fora.

Aulas na rede municipal

A rede municipal de ensino permanece em recesso no mês de fevereiro. A definição da SE é de que as aulas serão iniciadas no formato remoto, no mês de março, e que somente a partir da instauração do GT e de um amplo diálogo com a comunidade é que novas definições poderão surgir respeitando principalmente as orientações dos órgãos sanitários.

*O Decreto N.º 14.324, de 12 de fevereiro de 2021, revogou o decreto anterior e adicionou ao grupo um integrante da Superintendência Regional de Ensino do Estado de Minas Gerais e, sendo assim, conta agora com a participação de 14 integrantes. Confira o decreto na integra.

19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22