NOTÍCIAS:SS
JUIZ DE FORA - 27/1/2021 - 15:01

Canil Municipal passa a ser administrado pela Secretaria de Saúde

Portal de Notícias PJF | Canil Municipal passa a ser administrado pela Secretaria de Saúde | SS - 27/1/2021
A gestão do Canil Municipal passou a ser realizada pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na nova administração municipal. Até então, os serviços eram geridos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). O local é indispensável para acolher animais resgatados nas ruas ou em condições de maus-tratos, e garante segurança e bem-estar, tanto para eles, quanto aos cidadãos de Juiz de Fora.

Para a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann, “é importante trabalhar o conceito one helth (uma saúde), que interliga a saúde animal, humana e ambiental, tratando-as como um todo”. Para Cecília, “a partir do momento em que o os cuidados do Canil passam para a SS, que tem todo conhecimento da parte epidemiológica, de vigilância e assistência, há um fortalecimento das ações da pasta, além das políticas públicas que continuarão em parceria com o Demlurb em relação à localização da estrutura na parte de recolha dos animais. Essa mudança vai possibilitar tratar, não só a saúde e o controle da população de animais na cidade, como também o monitoramento das zoonoses que se relacionam às doenças humanas”.

De acordo com o veterinário Fábio Valverde, atual coordenador do Canil, “trinta e quatro funcionários trabalham no local, incluindo dois veterinários e dois estagiários”. Fábio ressalta que, “em média, são oferecidos entre 30 e 40 atendimentos aos animais abrigados diariamente, incluindo a realização de curativos, intervenções cirúrgicas, procedimentos de limpeza e higiene”.

Atualmente, o Canil Municipal conta com a presença de 700 cães, cem gatos e quatro cavalos, os quais recebem os cuidados necessários para suas permanências no local até que sejam adotados. Eles são separados por baias, gatis e currais higienizados pelo menos três vezes por dia, por macho e fêmea, porte, temperamento e idade, a fim de evitar possíveis brigas entre os animais. Recebem água à vontade e ração de qualidade indicada para adultos e filhotes.

Adoção

Interessados em adotar um animal ou visitar o canil do Canil Municipal podem entrar em contato pelo telefone (32) 3225-9933, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h30 para agendar a visita. O endereço é Rua Bartolomeu dos Santos, Bairro São Damião. É necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência, além de ter mais de 18 anos de idade. As visitas acontecem das 9h às 10h30 e das 12h às 16h.

20/4/2021 - SS
PJF pré-cadastra trabalhadores da saúde que não foram imunizados
20/4/2021 - SECOM
Secom promove palestra para agentes de saúde do Centro de Adoção Municipal