| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 6/1/2021 - 14:32

Portal de Notícias PJF | Prefeitura oficializa criação do Fórum em Defesa da Vida em Juiz de Fora e revoga decreto que instituiu o lockdown  | PREFEITA - 6/1/2021
A prefeita Margarida Salomão formalizou nesta terça-feira (5) a criação do Fórum em Defesa da Vida em Juiz de Fora, um grupo formado por diversas entidades representativas para tratar da crise sanitária e também da crise econômica e social oriunda da pandemia. No encontro, a líder do Executivo anunciou a revogação do último decreto assinado pelo ex-prefeito Antônio Almas, em vigor desde o dia 26 de dezembro. A cidade de Juiz de Fora se mantém na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente, o que garante o acesso à rede estadual de leitos de UTI Covid.

Na ocasião, Margarida oficializou a nomeação da Secretária de Saúde, Ana Pimentel, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, Ignacio José Godinho Delgado como responsável pela condução das atividades. O primeiro encontro do Fórum está agendado para esta quarta-feira, às 9h.

O objetivo do grupo é uma convocação para que a sociedade participe como ator determinante no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “Nestas últimas semanas tivemos um aumento considerável no número de internações e é possível também verificar que as pessoas se deslocaram mais e se aglomeraram. Essas constatações podem ser verificadas pelos registros nas antenas de aparelhos de celular.”

A líder do Executivo destacou a necessidade de a cidade permanecer no “Minas Consciente”, tendo em vista a possibilidade de precisar contar com leitos regionais. “Chegamos a 95% de leitos ocupados. Hoje temos um quadro de 83%, ainda um número alto”.

Sobre a adequação do Fórum às diversas necessidades apresentadas, a prefeita reforçou que todas medidas adotadas serão submetidas à viabilidade técnica consciente e que lançará mão do poder de polícia para fiscalização, coibindo atos ilegais de quem transgredir as determinações.

Segundo a Secretária de Saúde, o Fórum em Defesa da Vida propõe a participação de vários segmentos, cada um respondendo e zelando por sua área. “Todos são importantes. Cada um terá seu papel e responsabilidade com a vida de todos”, avaliou Ana Pimentel.

Ignacio Delgado reiterou o discurso da prefeita a respeito da repactuação com toda a sociedade. “Precisamos educar as pessoas de todas as formas, a fim de firmarmos um pacto no qual possamos contar com entidades representativas com o intuito de superarmos este momento desafiador.

Estiveram presentes representantes da Abrasel; da Secretaria Regional de Saúde; do setor de eventos; de bares e restaurantes; da UFJF, Polícia Militar; da Associação Comercial, do Conselho Municipal de Saúde; da Superintendência Regional de Saúde; da Defensoria Pública, entre outros.

Foto: Bruno Stephan

23/2/2024 - PROCON
Procon interdita seis instituições financeiras com irregularidades
23/2/2024 - PREFEITURA