NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 22/10/2020 - 15:37

Prefeitura e UFJF promovem workshop “Juiz de Fora Mais Resiliente”

Portal de Notícias PJF | Prefeitura e UFJF promovem workshop “Juiz de Fora Mais Resiliente” | DEFESA CIVIL - 22/10/2020
Já estão abertas as inscrições para participação no workshop “Juiz de Fora Mais Resiliente”, que acontece entre os dias 4 e 6 de novembro de forma online. O evento vai colocar em discussão aspectos definidos pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) no processo de avaliação do nível de resiliência do município. O que vem sendo feito e os caminhos para conseguir dar melhor resposta a situações de crise serão abordados no evento.

Os interessados podem se inscrever até a próxima terça-feira, 27, pelo formulário. A participação é gratuita, e a programação será transmitida ao vivo pelo Youtube. O workshop é fruto da parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Aberta à comunidade, a oficina vai reunir profissionais da área de prevenção e atendimento a desastres como bombeiros militares, agentes de Defesa Civil, além de professores e estudantes. Durante três dias, os participantes terão a oportunidade de contribuir com diferentes visões e apontamentos sobre as necessidades de fortalecimento das estruturas e organismos de atendimento aos problemas naturais que afetam a cidade.

Autoridades internacionais já confirmaram presença. Haverá participação do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), do representante do Instituto Global de Educação e Treinamento (Geti), Mutarika Pruksapong, do chefe do Escritório do Nordeste da Ásia, Sanjaya Bhatia, e de autoridades locais e regionais.

Conteúdo

Será debatido o vídeo: “Dez Princípios para Construir Cidades Resilientes”. Os participantes podem enviar perguntas que serão respondidas por uma sala técnica composta por gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal, com atuação direta e indireta nos atendimentos aos desastres.

O Workshop reúne atores relevantes da cidade para discutir temáticas atuais que contribuem com o aperfeiçoamento das ações de gestão e planejamento de risco de desastre, a partir da aplicação da “Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência – Nível Preliminar”, e da compilação de seus resultados. Além disso, aborda a necessidade de adoção de medidas de gerenciamento de riscos, uma vez que as consequências econômicas, políticas e sociais dos desastres podem ser devastadoras para as comunidades.

Ferramenta

A “Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência – Nível Preliminar”, desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), é um conjunto de perguntas sobre o município que permitem aos governos locais avaliarem sua resiliência a desastres, estruturando-se em torno dos “Dez Princípios para Construir Cidades Resilientes”.

O recurso fornece avaliações que permitem monitorar e revisar o progresso e os desafios na implementação da “Estrutura do Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres”. Além disso, acompanha o desenvolvimento das estratégias de redução de riscos de desastres e resiliência.

Em Juiz de Fora, o projeto foi adotado a partir da publicação do decreto 14067/20. O documento conta com o nome de professores e alunos da UFJF e representantes da prefeitura para a criação do comitê de análise da resiliência.

Confira a programação completa no link www.ufjf.br/resiliencia/jf-resiliente/inscricoes-e-programacao.

Outras informações: www.ufjf.br/resiliencia/jf-resiliente.

Veja os 10 passos a serem seguidos para atingir a resiliência

1 - Se organizar para a resiliência frente aos desastres

2 - Identificar, compreender e utilizar cenários de risco atuais e futuros