NOTÍCIAS:MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 15/10/2020 - 14:19

Museu lança concurso de poesia em comemoração ao “Dia do Professor”

Portal de Notícias PJF | Museu lança concurso de poesia em comemoração ao “Dia do Professor” | MUSEU MARIANO PROCÓPIO - 15/10/2020
Nesta quinta-feira, 15, é comemorado o “Dia do Professor”. Assim, homenageando os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento, e como forma de enaltecer o trabalho desses profissionais, o Museu “Mariano Procópio”, em parceria com a Bodoque Artes e Ofícios, lança concurso de poesias, com o tema “Museus e Memórias: costurando presente, passado e futuro”. A partir das reflexões sobre o tema e a frase, os participantes devem produzir os poemas de acordo com o gênero literário estabelecido. A iniciativa é destinada a professores (de qualquer nível de ensino) e alunos da educação básica (a partir de dez anos de idade). Através de banca, serão selecionadas algumas destas produções, e os primeiros colocados na avaliação serão premiados, e terão a publicação dos poemas na revista “Trama”.

Edital do concurso

Objetivo: através de parceria estabelecida com a Bodoque Artes & Ofícios, o Museu “Mariano Procópio” busca ampliar o diálogo com outras instituições promotoras e difusoras de arte e cultura, dentro e fora do Município, incentivando o público a participar desse concurso de poesias.

Tema: “Costurando Presente, Passado e Futuro”. A partir de suas reflexões sobre essa frase, e o tema “Museus e Memórias”.

Gênero textual: poesia/poema.

Categorias:
- Professores (de qualquer nível de ensino)
- Alunos da educação básica (a partir de dez anos de idade)

Critérios de avaliação: são cinco, elencados abaixo, sendo atribuída a cada um deles nota de 0 a 10:

- Texto autoral (plágios incorrerão em eliminação automática do candidato)
- Ineditismo
- Criatividade
- Pertinência com o gênero textual e o tema proposto
- Correção ortográfica (exceto quando se tratar de escolha estética)

Comissão julgadora: composta por três avaliadores, com formação nas áreas de artes, história e língua portuguesa/literatura.

Classificação: obtida a partir da média simples das notas atribuídas pelos membros da banca de avaliação.

Prêmios:

Categorias professor e aluno:

1º lugar: um caderno personalizado, confeccionado pela Bodoque Artes e Ofícios; kit surpresa e publicação do poema na revista “Trama:Arte, Cultura e Criatividade” e nas redes sociais do Museu “Mariano Procópio”.

2º e 3º lugares: uma caderneta da Bodoque; kit surpresa e publicação do poema nas redes sociais do Museu (para cada um classificado).

Como se inscrever:

- Salvar o arquivo em PDF e anexá-lo ao e-mail.
- Não há necessidade de título no poema.
- Enviar o arquivo para o e-mail maprocultural@pjf.mg.gov.br
- Com finalidade de manter a transparência na avaliação dos textos pela banca, é proibido registrar o nome do autor(a) no arquivo em anexo.
- A identificação da autoria deverá constar, obrigatoriamente, apenas no corpo do e-mail, onde deverão ser preenchidos os seguintes campos:
- Nome completo do(a) inscrito(a)
- Categoria de inscrição (professor ou aluno)
- Idade (dado obrigatório para a categoria aluno)
- Nome do(a) responsável (caso o inscrito seja menor de idade)
- Telefone de contato.

Cronograma:

- Abertura do edital: nesta quinta-feira, 15
- Prazo de envio: até o dia 28
- Divulgação do resultado final: dia 30
- Publicação dos poemas na revista “Trama”: 1º de novembro
- Liberação dos prêmios: a partir de 3 de novembro, terça-feira, na sede administrativa do Museu “Mariano Procópio” (Rua D. Pedro II, 350 – Bairro Mariano Procópio).

Quaisquer dúvidas, contato pelo e-mail maprocultural@pjf.mg.gov.br ou mensagem privada no instagram @museumarianoprocópio.

Foto: Vinícius Ribeiro

7/12/2021 - SS
Farmácia Central realiza evento que integra o “Dezembro Vermelho”
Mais de 60 mil animais são vacinados contra a raiva em Juiz de Fora