NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 22/9/2020 - 16:25

Funalfa promove reuniões virtuais para discutir edital da Lei “Aldir Blanc”

Portal de Notícias PJF | Funalfa promove reuniões virtuais para discutir edital da Lei “Aldir Blanc” | FUNALFA - 22/9/2020
Como parte dos preparativos para o lançamento do edital de incentivo à cultura, com recurso recorde, a Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) volta a criar espaço de escuta para as trabalhadoras e os trabalhadores da roda da cultura na cidade. Na próxima quinta-feira, 24, serão realizados mais dois encontros do projeto “Cultura Conecta”, às 14 e às 19 horas. Os objetivos são informar sobre o andamento da implantação da Lei Nacional de Emergência Cultural (Lei “Aldir Blanc”) e apresentar os critérios do edital que aplicará os recursos a que Juiz de Fora terá direito. As discussões serão centradas em espaços de ensino e de fruição cultural, e a participação é aberta a todos os interessados. Os encontros acontecerão por meio do aplicativo Zoom (ID 692 354 1099 – Senha: funalfa).

Com o Plano de Ações já aprovado pelo Governo federal, Juiz de Fora se encontra apta a receber os recursos da Lei de Emergência Cultural, oriundos do Fundo Nacional da Cultura, o que deve acontecer nos próximos dias. A cidade terá repasse de quase R$ 3,5 milhões. “Seguindo com a proposta de garantir processo democrático, transparente e eficiente para destinação da verba, queremos explanar sobre os critérios do edital. Vamos apresentar proposta preliminar e ouvir sugestões e críticas que ajudem a aperfeiçoar o texto original”, explicou a gerente de Acesso à Cultura da Funalfa, Giovana Bellini.

Ela destacou que a participação da classe artística nessa etapa de trabalho é fundamental: “Desde o início dos preparativos para aplicação da Lei ´Aldir Blanc`, promovemos mais de 20 encontros e duas lives com a sociedade civil. Estamos agora finalizando as costuras, para que os recursos cheguem finalmente à ponta, ou seja, às pessoas que trabalham com cultura, e estão passando momentos difíceis frente às restrições impostas pela pandemia de covid-19. Queremos que a mobilização observada até agora se mantenha, porque precisamos entender os anseios dos agentes de cultura . Essa coesão e sinergia são fundamentais para encerrarmos o processo, atendendo às expectativas”.

A Lei “Aldir Blanc” foi criada para apoiar as trabalhadoras e os trabalhadores da cadeia produtiva da cultura no Brasil, diretamente impactados pela quarentena. Com o fechamento de espaços, centros e escolas de arte e cultura, além da suspensão de shows, aulas e apresentações em geral, esses profissionais tiveram rápida queda na renda, sendo que boa parte encontra dificuldades até mesmo para garantir seu sustento e a de seus dependentes.

19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades
Espaço Emprego JF terá oferta de mais de 400 vagas na próxima semana
19/4/2024 - DEFESA CIVIL