| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITO
JUIZ DE FORA - 3/6/2020 - 19:04



Covid-19 - Comitê de Enfrentamento e Prevenção discute panorama de JF e região



Portal de Notícias PJF | Covid-19 - Comitê de Enfrentamento e Prevenção discute panorama de JF e região | PREFEITO - 3/6/2020
Membros do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 realizaram a oitava videoconferência na noite desta terça-feira, 2. O encontro on-line teve como objetivo avaliar a situação da pandemia em Juiz de Fora e discutir novos passos no combate ao coronavírus na cidade.

O prefeito Antônio Almas iniciou a videoconferência repassando os dados atualizados de ocupação de leitos, casos suspeitos e confirmados e mortes. Logo após, ele colocou em votação a possibilidade de antecipação do feriado de Santo Antônio, padroeiro de Juiz de Fora, comemorado em 13 de junho, que este ano cai em um sábado. Contudo, a possibilidade foi descartada pelos membros do comitê, que não consideraram que a medida possa trazer impactos positivos no atual momento da pandemia na cidade.

O coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste, Rodrigo Barros, apresentou o relatório número seis, de indicadores do “Minas Consciente”, relativo à macrorregião da qual Juiz de Fora faz parte, constando, por exemplo, a taxa de incidência de covid-19 por ocupação de leitos e a média de tempo para atendimento às solicitações de internações nas unidades de tratamento intensivo (UTIs). Os dados são utilizados pelo Governo de Minas para avaliar se os municípios que aderiram ao “Minas Consciente” podem mudar de “onda” ou até mesmo regredir. Ainda esta semana, o Governo do estado deve anunciar se a macrorregião avançou ou regrediu no combate à covid-19.

O promotor sugeriu incluir um médico infectologista no Comitê, para enriquecer as análises epidemiológicas e fortalecer qualitativamente a discussão do grupo. A proposta foi acatada por todos, assim como a do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL-JF), Marcos Tadeu Andrade Casarin. Ele solicitou a inclusão de outro membro representante da classe empresarial da cidade no grupo, alegando estar muito sobrecarregado com todas as demandas recorrentes da covid-19.

Afirmando que considera os indicadores do “Minas Consciente”, do Governo estadual, respeitáveis, Casarin destacou, contudo, que o remédio para a saúde econômica está muito amargo. Ele alertou, por exemplo, sobre informações que têm chegado à CDL, de que vários comerciantes estão entrando em depressão, por causa da atual situação que a economia.

Testes realizados pela UFJF

Durante a videoconferência, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinícius David, propôs rediscutir os protocolos de testagem realizados pelos dois laboratórios da instituição, para se ter retrato melhor da situação. Segundo ele, pelo fato de a cidade testar mais que outros municípios da região, isso pode prejudicar os indicadores do Município, em termos de incidência: “Se tivéssemos índice de testagem por região, teríamos panorama melhor”. O promotor Rodrigo Ferreira concordou com o reitor, e disse que o Governo de Minas tem que levar isso em consideração. E informou, ainda, que vai solicitar ao estado o número de testes por macrorregião, e que a metodologia da taxa de incidência deve levar em conta o número de testagem.

Sobre isso, Antônio Almas relatou que, em conversa por telefone, foi informado pelo secretário Estadual de Saúde, na terça-feira, que o Governo de Minas está buscando aumentar a testagem em todo o estado.

Ainda no encontro on-line, o secretário-executivo do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Ramos, demonstrou sua preocupação em relação ao número de servidores da área da saúde afastados durante a pandemia da covid-19 em Juiz de Fora. Segundo ele, somente em março foram 1.050 pessoas nesta situação.

A vereadora Ana das Graças Cortes Rossignoli, representante do Legislativo no Comitê, informou sobre questão relacionada às agências bancárias em Juiz de Fora, que não estariam fornecendo álcool em gel para a população. A vereadora teve um Projeto de Lei (PL) aprovado pela Câmara, que obriga o fornecimento de álcool em todas as agências. O projeto será encaminhado à Procuradoria-Geral do Município (PGM), para analisar sua constitucionalidade.

A próxima videoconferência do Comitê acontecerá na terça-feira, 9.






 IMPRIMIR 
27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
27/3/2024 - SMU
Interdições no trânsito – Procissões prosseguem até Domingo de Páscoa
27/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
27/3/2024 - SESUC
PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município
27/3/2024 - SG
Coleta Seletiva na Praça não será realizada nesta quinta, excepcionalmente
27/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades
27/3/2024 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no São Bernardo
27/3/2024 - SE
SE promove o “I Encontro dos Coordenadores da Rede Particular”
27/3/2024 - FUNALFA
Prefeitura oferece visitas guiadas à Biblioteca Municipal Murilo Mendes
27/3/2024 - SESUC
Mulheres na Segurança Pública é tema de conversa com acadêmicos
27/3/2024 - SEL
JF Vôlei busca vitória fora de casa para empatar a série nos playoffs da Superliga B
27/3/2024 - PREFEITURA
Veja como fica o funcionamento da PJF durante o feriado da Semana Santa
27/3/2024 - SESUC
Mulheres do projeto JF Esporte e Cidadania núcleo Guarda Municipal participam de palestra sobre empreendedorismo
26/3/2024 - SEDH
Marcha da Democracia chega a Juiz de Fora na segunda-feira, 1º de abril
26/3/2024 - PREFEITA
Café com líderes comunitárias celebra o mês das mulheres
26/3/2024 - DEMLURB
Atividade de ginástica laboral é ampliada para todos os setores do Demlurb
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2