NOTÍCIAS:SESUC
JUIZ DE FORA - 29/5/2020 - 15:50

Guarda Municipal reforça descontaminação contra coronavírus na sede

Portal de Notícias PJF | Guarda Municipal reforça descontaminação contra coronavírus na sede | SESUC - 29/5/2020
Todos os dias, a sede da Guarda Municipal (GM), no Bairro São Bernardo, recebe grande fluxo de pessoas e veículos. Por esta razão, e em prevenção à proliferação do coronavírus, a corporação está reforçando o trabalho de descontaminação na unidade. Nesta sexta-feira, 29, por exemplo, todas as dependências externas e internas receberam aplicação de produto à base de quaternário de amônio, eficiente na redução da carga biológica sobre superfícies. A descontaminação incluiu os passeios na via pública onde se localiza o quartel.

A intensificação das medidas de higienização visam à redução dos riscos de propagação e de contágio da covid-19 no ambiente de trabalho. Desde março, a Guarda vem adotando ações para proteção dos integrantes da corporação. Entre os cuidados, assepsia de equipamentos entregues aos agentes, para uso em serviço, como armamento não letal e bastão; disponibilização de material para limpeza interna das viaturas; uso de máscaras e limpeza de calçados, com solução de hipoclorito de sódio e água.

“Em um primeiro momento, a sanitização contemplou pátio e principais pontos de contato da área externa da sede. Numa segunda fase, o trabalho foi levado também para as dependências internas, como salas e vestiários. Agora, estamos integrando à limpeza os locais de passagem no entorno do quartel”, enumerou a comandante da Guarda Municipal, Emilce de Castro. Ela explicou que a ação busca proteger tanto os integrantes da GM como a comunidade vizinha ao setor: “A Guarda é um local com ampla movimentação de carros particulares e de viaturas, onde durante todo o dia, todos os dias da semana, há intenso entra e sai, para troca de turnos de serviço e empenho operacional. Temos que agir para redobrar nossos cuidados”.

A descontaminação na sede da Guarda também é feita sobre corrimãos, maçanetas, pilastras, muretas e demais locais de contato. Equipamento especial é usado para a produção de espécie de névoa, com alto poder de penetrabilidade, aumentando a ação do produto químico, que não oferece riscos à saúde, nas concentrações recomendadas. Da mesma forma, não compromete as superfícies metálicas e plásticas de mobiliários e equipamentos.

Por ser órgão de serviços essenciais, ligado à Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a GM não teve interrupção de atividades no período de quarentena. Todos os serviços do setor se mantêm em atividade, atendendo normalmente às demandas do Município.

14/6/2021 - SECOM
Prefeitura cria site especial “Vacina Para Todos”
Confira o calendário de vacinação contra Covid-19 nesta terça, 15
14/6/2021 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO