NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 27/5/2020 - 16:59

Distrito de Humaitá recebe novo sistema de abastecimento de água

Portal de Notícias PJF | Distrito de Humaitá recebe novo sistema de abastecimento de água | CESAMA - 27/5/2020
Os moradores do distrito de Humaitá já estão recebendo os benefícios do novo sistema de abastecimento implantado pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). A obra teve início em janeiro de 2019 e representa investimento de R$ 700 mil, abrangendo quatro mil metros de redes de recalque e distribuição, além de conjunto motobomba e reservatório com capacidade para 50 mil litros.

Segundo o prefeito Antônio Almas, “estes benefícios implantados pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Cesama, em Humaitá, demonstram o respeito que temos pela população de todos os distritos da cidade. Com esse trabalho, estamos oferecendo um pouco mais de conforto e dignidade a todos os moradores destas regiões. Outras localidades na área rural estarão brevemente sendo atendidas em relação a estas mesmas necessidades. Essa é a nossa obrigação. Mesmo enfrentando grandes dificuldades neste momento, reconhecemos a necessidade da implantação desse novo sistema de abastecimento de água para todos os moradores do distrito, e assim concretizamos uma antiga aspiração destas pessoas”.

O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explicou que, “até então, a água no distrito era retirada do açude e distribuída às residências, através de caixa d`água, além de utilizar três minas próximas. Agora, os cerca de 260 imóveis locais poderão contar com água de qualidade, submetida aos devidos padrões de potabilidade”.

O vice-presidente da Associação Pró-Melhoramentos de Humaitá, Paulo Ricardo de Aquino, lembra que o distrito existe há 140 anos e que, nas últimas cinco décadas, começou a enfrentar problemas de abastecimento. “Passamos a ter cerca de mil habitantes, o que estava muito acima da capacidade das nossas minas. Além da falta d`água, nos períodos chuvosos, era comum a água ficar barrenta. Agora, consumindo a água da Cesama, temos acesso a um produto de qualidade”, avaliou.

Para os próximos anos estão previstas ações semelhantes no distrito de Monte Verde e em Chapéu d´Uvas, além de melhorias em Valadares, Paula Lima e Dias Tavares, regiões que não têm condições técnicas de conexão com o sistema de abastecimento principal de Juiz de Fora. “Estamos concluindo também o novo sistema de abastecimento de Penido, totalizando investimento de R$ 640 mil. Em breve, o distrito contará com três mil metros de redes, reservatório de 15 mil litros e estação elevatória”, detalhou o diretor.

22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV
Asfalto novo: pavimentação chega a mais três ruas da Várzea de Benfica